10 mentiras sobre a diabetes

Não se deixe enganar por muitas das crenças que, em determinados casos, motivam comportamentos erróneos. Esclareça todas as dúvidas e saiba como lidar com a doença

A diabetes ocorre quando o pâncreas não consegue produzir insulina em quantidade suficiente ou quando, embora produza esta hormona, o organismo não é capaz de a usar com eficácia. Será que podemos evitar esta doença que já afeta mais de um milhão de portugueses? Esclareça esta e outras dúvidas e acabe com os mitos que ainda teimam em persistir.

1. Não é possível prevenir a diabetes

É falso! Atualmente, a diabetes tipo 1 não pode ser prevenida, mas os estudos demonstram que a diabetes tipo 2, associada a um estilo de vida sedentário e a uma alimentação incorreta, pode, em muitos casos, ser evitada através da manutenção de um peso equilibrado, o seguimento de uma dieta saudável e a prática de exercício físico. Só para ter uma ideia uma caminhada diária de 30 minutos permite reduzir o risco em cerca de 35 a 40 por cento.

2. A diabetes é uma doença assintomática

Também é falso. Quando os níveis de açúcar no sangue são muito elevados, a diabetes denuncia-se através de uma série de sintomas, como urinar em grande quantidade e, mais frequentemente, sede constante e intensa, fome persistente, boca seca, fadiga, comichão no corpo (nomeadamente a nível genital) e visão turva.

3. A ingestão de grandes quantidades de açúcar causa diabetes

Falso! Comer açúcar em demasia, por si só, não provoca diabetes. No entanto, pode contribuir para o excesso de peso, um dos fatores de risco da diabetes tipo 2.

4. Quem tem diabetes não pode comer doces

Também não é verdade. Os diabéticos podem ingerir doces desde que integrados num plano de refeições saudável ou em combinação com o exercício físico. Tanto as pessoas sem a doença como os diabéticos devem ter o mesmo cuidado de ingerir doces com limites e moderação.

5. Os diabéticos devem comer alimentos especiais

Tal também é falso. Um plano alimentar saudável é o mesmo para indivíduos saudáveis e diabéticos. Recomenda-se a ingestão de alimentos com baixo teor de gordura (especialmente gordura saturada e trans), moderada em sal e açúcar, com refeições à base de cereais integrais, legumes e frutas.

6. Os diabéticos não podem ingerir hidratos de carbono

Não é verdade. Não há alimentos proibidos para os diabéticos desde que sejam consumidas doses equilibradas e preferidas versões integrais. O diabético deve ser aconselhado sobre o planeamento diário da sua alimentação bem como sobre como equilibrar a medicação com a atividade física e o estilo de vida.

Veja na página seguinte: Os diabéticos têm maior propensão de desenvolver doenças graves?

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