Aqui tem o essencial sobre cuidados quotidianos de saúde oral:

1. Escovar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia,uma delas deve ser, obrigatoriamente, antes de se deitar.

2. Complementar a ação mecânica da escovagem com um dentífrico fluoretado (1.000 a 1.500 ppm de flúor). Em crianças, até aos 6 anos, utilizar uma quantidade idêntica ao tamanho da unha do 5.º dedo da criança, com supervisão durante a escovagem para minimizar a deglutição.

3. Utilizar uma escova de tamanho adequado. Normalmente as escovas dentárias devem ser macias para evitar lesões nos dentes e gengivas e de preferência com a cabeça pequena para poder alcançar mais facilmente todas as áreas da boca.

4. Supervisionar a higiene oral das crianças, para garantir que efetuam uma boa técnica de escovagem.

5. Para retirar os restos de alimentos e bactérias dos espaços que existem entre os dentes e as gengivas, e sem pretender substituir a escovagem tradicional, efetuar uma vez por dia, de preferência à noite antes de deitar, a limpeza interdentária. Realizá-la a partir do momento em que há destreza manual (> 8 anos) e antes da escovagem dos dentes para que a ação protetora do dentífrico seja mais prolongada. É recomendado o fio/fita dentária mas esta função também pode ser realizada com escovas de dentes interdentárias (escovilhão).

6. A escova de dentes deve ser adequada a cada indivíduo e, preferencialmente, substituída a cada 3 – 4 meses.

7. Para facilitar a eliminação da placa dentária recorre-se a diversos elixires ou colutórios para bochecho. Estes não são todos iguais e pretendem complementar a ação mecânica da escovagem através de substâncias com efeito nos dentes ou na mucosa da cavidade oral. Por este motivo, é fundamental aconselhar-se com o seu dentista ou farmacêutico.

8. Moderar o consumo de alimentos e bebidas açúcarados. Este tipo de alimentos tornam mais propício o desenvolvimento de cáries.

9. No final da higiene oral não se deve passar a boca por água, mas sim cuspir o excesso de dentífrico, pois assim a ação dos compostos fluoretados ou antimicrobianos será mais prolongada.

10. Não fumar.

Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas