SOS verão

Saiba como atuar de forma rápida e eficaz face a três situações que nos podem estragar os dias de descanso

Há pequenos imprevistos que nos podem estragar as férias.

Alimentos estragados, devido ao calor,picadas de insetos (que acontecemquando, por exemplo, acampamos ou passeamos ao ar livre) e até mesmo queimaduras, que ocorrem quando estamos a preparar deliciosos churrascos, são algumas situações comuns nesta altura do ano.

Para aprender a lidar de imediato com elas, basta lerde seguida as indicaçõesque reunimos. Existem situações que exigem acompanhamento médico especializado. Veja, por isso, os cuidados que deve ter.

Intoxicações alimentares

É essencial queingira muitos líquidos para não desidratar. Quando sentir náuseas óu vómitos, coma arroz, pão ou frango cozido. Váao médico no caso de ter febre, vómitos e diarreia durante mais de oito horas.

Picadas de insetos

Caso tenha sido picadona mão, retire os anéis, pois podem impedir que o sangue circule.É também importante que eleve a zona afetada e aplique gelo. Tome um paracetamol ou um anti-histamínico. Chame o 112 caso o inchaço seja muito grande, sinta muita comichão e dificuldade em respirar. Pode tratar-se de uma reação alérgica.

Queimadura no barbecue

Deverá, antes de mais, aplicarágua fria na zona afetada, para aliviar as dores da queimadura. De seguida use uma pomada para as queimaduras e, se tiver muitas dores, tome um paracetamol.É também importante que beba muita água, refresque o corpo e descanse num local fresco e sem sol. Chame o 112 se aqueimadura for maior que a palma da mão, chame de imediato o 112.Vá ao médico caso se sinta confuso, estiver a delirar, tiver febre alta e dores musculares.


artigo do parceiro:

Comentários