Alerta 112

Uma situação inesperada de doença ou acidente pode surgir em qualquer instante e nessa altura há que saber agir com eficácia.
Perante um acidente, doença, queda, intoxicação ou qualquer outra situação que necessite de uma intervenção de socorro, utilize o Número Europeu de Emergência, 112.

Pode marcar 112 através de um telefone das redes fixas ou de um telemóvel. Numa emergência, mantenha a calma e verifique que estão reunidas as condições de segurança para poder actuar.

Quando tiver a noção de que a(s) vítima(s) precisa(m) de cuidados de emergência especializados não perca tempo desnecessário e efectue o alerta. Obtenha informação crucial para fornecer à Central de Emergência quando fizer a ligação.

No momento em que atenderem, diga onde se encontra, indicando a morada exacta, pontos de referência e de que número de telefone está a falar. Com calma, de modo sucinto, claro e concreto, forneça informação relativamente ao que aconteceu e ao que vê.

Devem também ser indicados dados específicos relativos à situação concreta que está a relatar, como por exemplo se a pessoa envolvida está grávida, se há risco de incêndio, se há vítimas presas ou se existem substâncias perigosas.

Cumpra as indicações do operador e desligue o telefone só após receber essa indicação. Ajude também, colaborando com os Serviços de Emergência.


Comentários