Você (também) pode mudar de vida

A fisiologista do controlo do peso mais mediática do país, Teresa Branco, escreveu um livro que reúne testemunhos impressionantes. Exemplos intemporais que servem de inspiração

Os exemplos de pessoas bem sucedidas são normalmente um grande incentivo em programas de gestão do peso. Existem programas comerciais e no âmbito da investigação científica que baseiam a sua intervenção na partilha de experiências. Esta troca traduz-se numa forte motivação, porque as pessoas acreditam que o que é possível para uns, também será possível para elas próprias. «Você pode mudar de vida» é o título do meu livro, lançado pela editora Cherry Entertainment em Agosto de 2009.

Este documento pretende, no fundo, traduzir essa troca de experiências, através do testemunho de pessoas anónimas que têm histórias interessantes para contar ou a partir de figuras públicas que acabam por influenciar-nos. Francisco Penim, executivo da área da comunicação social televisiva, sujeito a uma grande pressão diária, percebeu que o exercício realizado quase diariamente lhe reduzia o stresse. Não só arranjou tempo para o seu treino diário como se sente mais produtivo.

Patricia Jorge, com 39 anos de idade e professora de educação física, engordou 15 kg após o tratamento a um cancro da mama. Através da prática regular de actividade física e de uma alimentação equilibrada, perdeu 10 kg de massa gorda em 3 meses. Atualmente, a probabilidade de Patrícia Jorge voltar a ter a doença é inferior pois sabe-se que o aumento de peso está associado à reincidência da doença. Sofia Carvalho, para além de apresentadora do programa da SIC Mulher «Querido Mudei a Casa», é diretora de um canal televisivo, mãe de duas filhas e gere a sua casa como qualquer outra mulher.

Exemplos de anónimos e de famosos

Com todas as atividades e responsabilidades que tem, Sofia Carvalho sente-se muitas vezes cansada e com falta de energia. A prática de atividade física, o aumento de alguns quilos de massa muscular, bem como uma alimentação revitalizante, forneceram-lhe a energia suficiente para todas as funções que desempenha. Pedro Lamy, conhecido piloto português, encontrou num estilo de vida saudável a despreocupação com a gestão do seu peso. O piloto realiza atividade física para além dos treinos específicos da modalidade.

Pedro Lamy gere a sua alimentação ingerindo várias refeições por dia, tendo aumentado a ingestão de vegetais e frutas. Cristina Alves perdeu 24 kg em nove meses. As estratégias que utilizou basearam-se no dispêndio calórico relativo às sessões de exercício realizado 3 a 4 vezes por semana. Esta mulher reeducou-se do ponto de vista alimentar e aprendeu a gerir o seu stresse. Estes são alguns dos 13 casos de sucesso relatados neste livro que tem como principal objectivo mostrar-lhe que é possível... para si também!

Texto: Teresa Branco (fisiologista da gestão do peso e diretora do Instituto Profª Teresa Branco)

artigo do parceiro:

Comentários