O endocrinologista Alfredo Halpern, um especialista em obesidade, explica o que é mesmo verdade e o que não se deve pensar quando o assunto é excesso de peso, um problema que já afecta 40 por cento dos adultos.

Deve-se, segundo ele, ao sedentarismo e ao aumento do consumo de alimentos gordurosos, que são muito calóricos.

"As pessoas precisam mudar radicalmente os seus hábitos alimentares, aumentando a ingestão de frutas e verduras e evitando o excesso de alimentos gordurosos," alertou o endocrinologista.

"O consumo moderado de arroz, feijão, batata (não a frita) e massas também é indicado porque eles são carbohidratos complexos importantes," disse. "Além disso, é preciso fazer mais actividade física - não apenas no ginásio."

VERDADE: As gorduras engordam mais do que as proteínas e os carbohidratos. Cerca de 25 por cento das calorias provenientes do açúcar e dos carbohidratos são gastas pelo organismo para transformá-los em tecido adiposo. Para fazer o mesmo com os alimentos gordurosos, são consumidas apenas 3 por cento das calorias que eles contêm.

MENTIRA: A maior parte dos obesos tem problemas na tiróide. Os distúrbios tiróidianos são responsáveis por apenas 5 por cento dos casos de obesidade. Na maioria das vezes, o problema aparece por causa do excesso de ingestão calórica, da dificuldade para queimar gordura ou da facilidade para acumulá-la.

VERDADE: Mulheres com mais de 85 centímetros de abdómen têm mais possibilidade de sofrer distúrbios cardiovasculares. Esta medida indica que a gordura se concentra no abdómen, o que favorece o aparecimento de distúrbios cardiovasculares.

MENTIRA: Pesar pouco significa ser magro. Nem sempre. Muitas vezes, o indivíduo apresenta pouco peso, mas a porcentagem de gordura que ele tem no corpo é alta.

VERDADE: O peso aumenta com a idade. Depois dos 35 anos, ganha-se em média 2 quilos por década. Isso porque a massa muscular diminui e, quanto menos músculos, menos calorias o organismo queima para funcionar. E com o tempo as pessoas tendem a comer mais e a exercitar-se menos.

MENTIRA: Todas as pessoas gordas comem muito. Nem sempre. Existem pessoas que não comem demais, mas têm grande facilidade para armazenar a gordura.

Texto de: Marcelo Barros | www.3fitness.com