As claras de ovo pasteurizadas estão cada na moda, sendo utilizadas por cada vez mais pessoas!

Para quem nunca ouviu falar, imagine a parte branca do ovo, mas dentro de um pacote e multiplique por 30, é isso mesmo!

Normalmente estes pacotes contêm 34 claras de ovo. Apenas clara, sem gema!

A proteína proveniente das claras de ovo é chamada de Albumina e é uma forte fonte de aminoácidos com um alto valor biológico, promovendo uma sensação de saciedade superior à de muitos outros alimentos.

As claras de ovo pasteurizadas foram desenvolvidas através de um processo totalmente mecânico, separando as claras das gemas.

Após este processo de separação é submetida a um tratamento térmico específico ajustado para a pasteurização.

Durante esta fase as claras estão expostas a uma determinada temperatura no sentido de eliminar bactérias e outros microrganismos que podem causar problemas de saúde, como salmonelas.

As claras pasteurizadas são comercializado em pacotes de cartão existindo vários tamanhos, sendo que o mais regular é o de um litro, equivalendo a cerca de 34 claras de ovo.

Mas além de serem extremamente práticas e versáteis para a confeção de inúmeras receitas, que tipo vantagens podem oferecer em relação aos tradicionais ovos?

- São um alimento sem risco de bactérias visto que estão pasteurizadas;

- Não deitam o odor de certos ovos e são mais fáceis de conservar;

- Evita o desperdício, especialmente para aqueles que consomem apenas as claras;

- Menos calóricas e sem gordura, indicadas para quem quer cortar nas calorias e perder peso;

Quando devo consumir?

Os alimentos proteicos estão cada vez mais relacionados com uma alimentação saudável e com a manutenção da massa muscular, portanto o seu consumo deve ser incluído em todas as refeições.

Podendo ser consumidas em qualquer refeição, tornam-se especialmente importantes para pessoas que praticam atividade física intensa e exista desgaste muscular.

Nestes casos a sua ingestão no momento pós treino e à noite é fundamental para induzir e facilitar recuperação muscular do nosso organismo.

Apesar de característico em alguns atletas de culturismo, o consumo em crú não é apoiado pela ciência.

Estudos recentes afirmam que ingerir as claras não cozinhadas retira ao organismo a sua capacidade de absorção, sendo ampliamente aumentadas com o cozinhar.

Num próximo artigo falamos de várias receitas onde pode utilizar as claras de ovos pasteurizadas