Uma Primavera saudável

A Natureza renasce nesta estação. Faça reviver também a sua alimentação ao optar por uma dieta mais leve e saudável.

Chegou a altura de comer de forma equilibrada, aproveitando os alimentos próprios da estação e evitando os excessos que geralmente se cometem no Inverno, quando o organismo pede alimentos mais calóricos. Do ponto de vista estético, há que preparar o corpo para o Verão, perdendo os quilos a mais.

 

Sempre a mexer

Além da alimentação, é preciso comprometer-se com um exercício físico moderado mas regular. Caminhadas, uns passos de dança ao fim do dia e subir escadas em vez do elevador são alguns exemplos. Meia hora de exercício por dia vai fazer com que se sinta mais bem-disposto, mais resistente e mais magro.

 

Passeios e piqueniques

Aproveite o bom tempo para preparar alguns alimentos que possa levar consigo e comer ao ar livre. A Primavera é romântica por natureza. Ver as flores a desabrochar a as andorinhas a voar são bons motivos para longos passeios, agora que as temperaturas já não são tão frias. Conheça melhor os jardins da cidade e leve a família e os amigos consigo.

 

5 por dia

Há que deixar salgadinhos, bolos e bebidas alcoólicas de lado e passar a consumir 5 porções de frutas e vegetais por dia. Por porção entende-se uma peça de fruta como, por exemplo, uma maçã, ou 60 a 100 gramas de vegetais, como brócolos ou alface. O consumo recomendado de pelo menos cinco doses de alimentos de origem vegetal está ligado à prevenção de inúmeras doenças, como obesidade, problemas cardíacos, tensão alta, etc.

Dois conselhos: se comer a fruta com a casca, aumenta a ingestão de fibras. Ao cozer os legumes a vapor, conserva maior quantidade de vitaminas.

 

Variedade à mesa

Cole no frigorífico uma imagem da Roda Alimentar. A variedade é a base de uma boa alimentação. Para cozinhar, prefira cozidos, assados e grelhados, sem muitos molhos e com acompanhamentos vegetais. Pratos coloridos são sempre mais atractivos, por isso use tomates, alfaces, cenouras, beringelas, rabanetes, morangos, kiwis e tudo mais o que se lembrar; briqnue com as cores e as formas para fazer de cada prato uma festa.

Beba cerca de 1,5 litros de líquidos por dia. Água, chá, café, leite e sumos de fruta são preferíveis a refrigerantes e bebidas alcoólicas.

 

Horta na varanda

Os alimentos verdes fazem parte da dieta da Primavera. “Limpam” o sistema digestivo e refrescam o palato, para além reforçarem as defesas naturais do organismo. Assim, experimente plantar a sua própria mini-horta numa varanda ou mesmo no parapeito da janela. A jardinagem é uma excelente actividade física para se fazer sozinho ou com crianças e não exige mais do que alguns vasos com terra. Aposte em ervas aromáticas, que podem substituir o sal em muitos pratos.

artigo do parceiro:

Comentários