Um cereal muito antioxidante chamado quinoa

Aprenda a utilizar e a confecionar este alimento saciante e nutritivo sem glúten

Fonte de energia e poderoso antioxidante, a quinoa é um cereal dietético isento de glúten.

Muito saudável, contém mais proteínas do que os restantes cereais, além de todos os aminoácidos essenciais.

A quinoa não só está na moda de há uns anos para cá, como é muitíssimo versátil na sua utilização culinária.

Existe uma vasta oferta de produtos de quinoa no mercado. Pode adquiri-la em forma de farinha, de massas, de flocos e de sementes integrais em hipermercados e lojas especializadas. A quinoa em sementes e em farinha deve ser conservada num recipiente fechado no frigorífico para preservar melhor as suas qualidades naturais. Lave bem antes de utilizar, pois pode conter vestígios de saponina que lhe dá um sabor amargo.

Este cereal contém apenas 374 calorias por cada 100 gramas, pelo que acaba por ser menos calórico do que muitos outros. As sementes ficam ainda mais saborosas depois de tostadas. Este alimento cozinha-se com o dobro da água em 20 minutos, pelo que acaba por ser muito prático e rápido de preparar. Use quinoa para substituir pratos que seriam servidos com massa ou arroz como acompanhamento.

4 ideias para comer quinoa 

Como entrada em curgetes recheadas
Junte azeitonas, quinoa, frango assado desfiado, pão ralado e queijo picante ao refogado com curgete, cenoura ralada e vinho branco. Recheie as curgetes. Vai ao forno a 190º C durante 60 minutos.

Em salada com espinafres
Coza a quinoa e escalde os espinafres. Faça um refogado com pimento vermelho e tomate seco, e salteie cogumelos. Misture tudo. Tempere com folhas de tomilho, sal e pimenta. Sirva com parmesão laminado.

Em sopa com legumes e chouriço
Coloque cebola, alho e tomate (sem sementes) picados numa panela com água. Junte cenouras, curgetes, aipo e batata. Quando estiverem quase cozidos, junte quinoa e rodelas de chouriço.

Em sobremesa com sabor tropical
Coza a quinoa numa infusão de chá Andalusia. Salteie maçã aos cubos. Polvilhe com açúcar mascavado e deixe caramelizar. Tempere com noz-moscada e folhas frescas de hortelã.

Texto: Filipa Basílio da Silva

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