“Truques" para comer fora

Comer fora pode ser uma boa experiência, mas quando se está a seguir um plano alimentar pode ser uma prova de esforço ou tentação.

Por norma, a maior parte dos erros alimentares acontecem nos primeiros e nos últimos 10 minutos da refeição. Para tentar combatê-los aqui ficam algumas dicas:

- Devolva as entradas e peça antes uma salada rica em legumes ou uma sopa, para iniciar a refeição (se for cliente habitual de um bom restaurante, os empregados lembrar-se-ão de si e farão a troca automaticamente cada vez que o vir);

- Peça para temperar a sua própria salada. Conseguirá ter um molho mais saudável ao fazer o seu próprio tempero com o azeite e o vinagre em embalagens separadas do que se a salada já vier temperada. Evite o uso do sal e opte, se possível, por introduzir umas ervas aromáticas.

- No prato principal, peça para substituir parte das batatas ou arroz por uma dose adicional de legumes salteados ou legumes cozidos (de preferência a vapor) ou salada.

- Se vai comer sobremesa, opte pela fruta fresca e da época. Caso lhe apeteça algo mais doce e tiver companhia, peça uma sobremesa para a mesa toda e coma apenas umas colheres.

- Nunca se esqueça que a bebida de eleição deve ser a água. Se esta não lhe "cair" bem, opte por pedir uma infusão.

Assim conseguirá melhorar a sua refeição e não fazer muitos exageros. Experimente.

Dra. Joana Pinheiro
(Nutricionista)

artigo do parceiro:

Comentários