Tensão arterial equilibrada

Especialistas comprovam os benefícios da fruta e da hortaliça no combate à hipertensão

Já sabíamos que reduzir o consumo de sal era meio caminho andado para diminuir a pressão arterial, logo o risco de doença cardiovascular.

Uma investigação de especialistas holandeses, referida no Archives of Internal Medicine, veio agora demonstrar que o potássio ajuda igualmente a combater a tensão alta. Por isso, inclua no seu menu diário alimentos como banana, brócolos, tomate, sumo de laranja e hortaliças.

Rica em vitaminas B3, B5, B6, C e K, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio e zinco, a banana é uma boa fonte de glucose, o açúcar mais digerível, que é rapidamente absorvido pela corrente sanguínea, fornecendo energia instantaneamente. Os bróculos, que incluem ainda vitamina B1, iodo e manganés, ajudam a revitalizar o organismo. Esta fonte vegetal de cálcio também ajuda o corpo a segregar seretonina, melhorando a disposição, além de metabolizar a gordura, transformando-a em energia.

Muitas vezes confundido com um legume, apesar de ser um fruto, o tomate tem visto o seu efeito antioxidante reconhecido. Um dos seus componentes, o licopeno, reduz a formação dos trombos e placas de ateroma, prevenindo problemas de saúde e doenças como o acidente vascular cerebral (AVC) e o enfarte do miocárdio. Amigas do coração são também as laranjas. Ricas em vitaminas B3, B5, C, E e K, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, iodo, magnésio, fósforo, potássio e selénio, também contêm hesperidina, um antioxidante que protege o coração.

artigo do parceiro:

Comentários