Suplementos alimentares desportivos: O que são e para que servem

A alimentação é fundamental para o desempenho desportivo, podendo incluir suplementos indicados para a prática.
créditos: Sergeypeterman/depositphotos.com
Cada vez mais os praticantes de desporto, desde os aspirantes aos profissionais, sabem que há múltiplos fatores que determinam o êxito do seu esforço e que vão para além das horas que passam a treinar ou do tipo de treino que realizam.A nutrição, em contexto desportivo, tem vindo a ser alvo de um crescente interesse, na medida em que tem sido reconhecida como fundamental para a saúde em geral, e para o desempenho desportivo, em particular.

As suas escolhas alimentares podem fazer a diferença entre o seu sucesso ou fracasso desportivo. Contudo, apesar de a alimentação saudável, ser na maior parte dos casos, por si só, capaz de colmatar as necessidades nutricionais de um praticante de desporto, dependendo do estilo de vida, pode ser necessário tomar suplementos alimentares para suprir a insuficiência de alguns nutrientes no organismo.

É bastante frequente os praticantes de desporto decidirem tomar determinado suplemento apenas porque alguém toma, ou porque viram-no publicitado como sendo o “melhor dos melhores”, e não porque avaliaram a sua necessidade específica para aquele momento.

Cada suplemento posicionado para o desporto tem uma função específica que deverá ser respeitada, uma vez que o uso inadequado pode trazer consequências não só a nível do rendimento, mas principalmente a nível da sua saúde e bem-estar.

Neste contexto, é fundamental adequar os suplementos alimentares ao objetivo pretendido, ao seu estado de saúde, ao nível de exigência física da atividade que pratica, ao custo-benefício do seu uso, e aos riscos para a saúde e performance.

tabela suplementos desportivos

I – Exemplos de suplementos alimentares (podem estar na forma isolada ou combinada)

II – Objetivo a cumprir

A regra de ouro que importa reter é que, apesar de um suplemento alimentar poder agilizar os resultados pretendidos na sua performance, não faz milagres, e pode trazer consequências para a sua saúde, principalmente se a escolha não for a mais adequada, se estiver a fazer algum tipo de medicação em simultâneo, ou em caso de doença.

Daí que, o aconselhamento adequado, na sua farmácia, seja fundamental para garantir o sucesso dos resultados pretendidos, de uma forma segura e saudável.

Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas

artigo do parceiro:

Comentários