Suplementos Alimentares: assegure uma escolha segura

Os suplementos alimentares são cada vez mais usados, mas nem sempre são adequados a todas as pessoas, nem em todas as situações.

É importante fazer escolhas seguras em prol da saúde.

Quando os alimentos não fornecem todos os nutrientes nas quantidades necessárias, ou os excessos e ritmo de vida causam desequilíbrios, os suplementos alimentares surgem como uma possível resposta para complementar a alimentação, uma vez que podem fornecer nutrientes como minerais, vitaminas e aminoácidos, entre outros. Os suplementos à base de plantas são os que possuem na sua composição uma ou mais plantas. São, por isso, considerados “produtos naturais”.

No entanto, o rótulo “natural” não é, por si só, garantia de segurança. É que os suplementos atuam sobre o organismo e também eles podem causar efeitos indesejáveis, principalmente em pessoas com doenças crónicas ou a tomar medicamentos. Deve também ter-se um cuidado acrescido em determinadas situações, como a gravidez e a amamentação e também no caso das crianças. 

É por isso importante que, antes de tomar qualquer suplemento, se informe com o seu médico ou farmacêutico. Dessa forma, pode usufruir das mais-valias da toma de um suplemento, sem pôr em causa a sua saúde e bem-estar!

Saiba mais no site das Farmácias Portuguesas

artigo do parceiro:

Comentários