Na busca de uma alimentação mais saudável, cada vez mais pessoas tentam substituir a carne e o peixe por pratos vegetarianos, nos quais a soja é o ingrediente de eleição.

Com a ajuda da nutricionista Helena Cid, a saber viver revela-lhe os motivos para fazer desta leguminosa uma presença regular à sua mesa.

«A vantagem do consumo de soja prende-se com a redução da ingestão de gordura saturada e de proteínas, um dos principais erros alimentares atuais», avança Helena Cid. A soja não só tem poucos ácidos gordos saturados, como é rica em ácidos gordos essenciais e isenta de colesterol, pelo que contribui para a  prevenção das doenças cardiovasculares. «A ingestão de 25 g por dia de proteína de soja reduz o mau colesterol em cerca de 33 por cento», concretiza a  nutricionista. O consumo de soja está associado a uma redução da incidência de vários tipos de cancro.

Ação preventiva

Na lista de benefícios deste alimento, figuram vários para o sexo feminino. Estima-se que o consumo regular de soja actua no combate à osteoporose, pois ao aumentar a retenção de cálcio no organismo impede a perda de massa óssea, e na redução dos sintomas da menopausa.

Contribui ainda para o controlo do peso,  pois o teor de fibra torna a digestão mais lenta, aumentando a saciedade e retardando a absorção de nutrientes como a glucose. Esta acção preventiva tão abrangente explica-se pelo facto de ser um alimento rico em isof lavonas, hormonas naturais que inibem o crescimento de células cancerígenas, tornam as artérias mais flexíveis e têm um efeito protector.

Texto: Sandra Diogo com Helena Cid (nutricionista)