Sempre jovem

Ninguém gosta de envelhecer. Os primeiros sinais são visíveis a nível da aparência mas o seu organismo também fica mais debilitado com o passar dos anos. Saiba como combater o envelhecimento precoce e enganar a idade.

Uma alimentação deficiente pode enfraquecer o organismo e prejudicar a saúde e, em casos graves, pode levar a doenças como obesidade, diabetes, colesterol, entre outras. Um dos malefícios para o nosso organismo são os tão famosos radicais livres. Trata-se de moléculas, resultantes, em grande parte, de uma alimentação errada, rica em gorduras saturadas, que danificam as células do organismo e que contribuem para os processos degenerativos e envelhecimento da pele.

«Os antioxidantes, provenientes na sua maioria da alimentação, protegem o corpo da ação dos radicais livres. Alguns alimentos (ricos em antioxidantes) tanto podem ser comidos, bebidos ou inseridos em determinados tratamentos estéticos de forma a beneficiar a nossa saúde e a prolongá-la», explica o nutricionista Alexandre Fernandes e autor do livro «Os segredos para uma vida longa e saudável».

Conheça quais os principais alimentos e inclua-os na sua alimentação:

1. Maçã

Reduz o risco de cancro, torna o sistema imunitário mais forte e mantém as taxas de colesterol equilibradas. Também leva ao emagrecimento, isto porque a pectina dificulta a absorção das gorduras. A elevada quantidade de potássio na polpa ajuda a eliminar o sódio que está em excesso, logo combate eficazmente a retenção de líquidos.

2. Uva

Composta por resveratrol, um flavonóide, que se encontra na sua casca, a uva beneficia o sistema imunitário e as artérias mais jovens, previne diversos tipos de cancro, derrames, perda da memória e doenças cardíacas. Com propriedades laxantes e diuréticas, a uva estimula as funções hepáticas, tornando a pessoa mais bem-disposta e com a pele mais bonita.

3. Cenoura

Rica em betacaroteno, é conhecida por tonificar e ajudar no bronzeamento da pele. Contém ácido lipóico e antioxidantes, é um óptimo alimento para neutralizar os radicais livres presentes no organismo. Também é óptima fonte de vitaminas A, C e E.

4. Abacaxi

É rico em manganés e bromelina, com ação anti-inflamatória e analgésica. É eficaz no combate à acne e às alergias. Esta fruta contém ainda outras substâncias orgânicas que fortificam o colagénio e as fibras de elastina, que mantêm a firmeza dos tecidos.

5. Frutos vermelhos

São ricos em vitamina C, que combate o excesso de radicais livres. Neutralizando-os, as paredes dos vasos sanguíneos da pele ficam mais irrigadas, mais oxigenadas e a pele obtém mais firmeza.

Para uma vida plena

Conheça a sugestão de uma alimentação ideal para prevenir o envelhecimento e para beneficiar todo o organismo.

Pequeno-almoço   

Leite desnatado

Pão integral

Creme vegetal rico em fitoesterol

Goiaba

Abacaxi

Meio da manhã e lanche da tarde   

Frutos vermelhos

Uva

Farelo de aveia

Almoço e jantar

Alface

Cenoura cozida

Tomate

Azeite

Arroz integral

Feijão

Sardinha grelhada

Legumes refogados

Manga

Vinho tinto (com moderação)

Texto: Marisa Costa // Consultoria: Dr. Alexandre Fernandes, Nutricionista // http://www.bemnutrir.com

Saúde Hoje

Comentários