Seis motivos para perder peso que nada têm a ver com o espelho

Os benefícios científicos da perda de peso que nunca ninguém lhe disse.

É do senso comum que estar acima do peso não é apenas uma questão de beleza. Também a sua saúde fica em risco. Ter um corpo dentro das medidas recomendadas melhora a pressão arterial, os níveis de glicemia, o colesterol, a diabetes e a saúde do coração. Porém, existem ainda outros benefícios.

Dormir melhor

A Sociedade Internacional de Endocrinologia concluiu, num encontro em Chicago, que os efeitos da perda de peso no sono são positivos. Segundo os especialistas, os adultos obesos que perderam 5 por cento ou mais do seu peso corporal conseguiram dormir mais e melhor ao fim de seis meses de perda de peso.

Dos 390 participantes da investigação, aqueles que perderam pelo menos 5 por cento do seu peso corporal ganharam quase 22 minutos de sono adicional por noite.

O cérebro torna-se mais rápido

Um estudo de 2013 revelou que adultos obesos têm piores resultados em testes cognitivos do que pessoas com um peso saudável. Ainda que o excesso de peso tenha já sido relacionado com o declínio cognitivo em estudos com animais, pouco se sabe sobre a relação da obesidade com o cérebro humano.

Porém, um estudo recente revelou que a obesidade enfraquece a barreira hemato-encefálica, permitindo que substâncias fabricadas pelas células de gordura fluam para o cérebro. Numa experiência conduzida em ratinhos de laboratório, uma rotina de 12 semanas de exercício gerou um aumento significativo da capacidade intelectual destes animais.

Pele mais saudável

O excesso de peso parece estar associado a uma grande variedade de alterações no maior órgão do corpo humano. Um estudo de 2013 mostrou que adultos obesos com psoríase submetidos a uma dieta de poucas calorias durante oito semanas alcançaram maior eficácia no combate à psoríase.

Comentários