Idade: 58 anos
Peso: 79 kg
Altura: 1,78 m

Que tipo de exercício pratica?

Neste momento, só faço caminhadas. Não tenho tempo para mais.

Comecei a fazê-lo a partir do momento em que a minha atividade profissional me impediu de poder praticar um desporto. Tão pouco tenho feitio para atleta de fim de semana. Porém, costumo dar um passeio com amigos, aos domingos, em zonas arborizadas. Pode funcionar como exercício físico e também como exercício neuro-intelectual porque a conversa também estimula. Mente sã em corpo são, já diz o ditado.

Quantas vezes por semana pratica exercício?

Todos os dias faço um percurso pelas ruas do bairro e, quando vou às compras, evito andar de carro. Quando necessito de apanhar um autocarro, por exemplo, não o faço na paragem mais próxima de minha casa, mas vou apanhá-lo na seguinte, acabando por fazer uma caminhada mais longa.

Que efeito é que o exercício tem na sua saúde?

Tem a vantagem de, sem fazer um esforço exagerado, ativar a circulação e eliminar alguma gordura que se vai instalando. Tem também a vantagem de ser ao livre e evitar o ar condicionado dos espaços interiores.

Prefere praticar desporto ao ar livre ou no ginásio?

Prefiro fazê-lo ao ar livre. Parece-me que o exterior convida a uma descontração no modo como se pratica o exercício físico. Muitas vezes nos ginásios, sobretudo em hora de ponta, acontece ficarmos à espera que um aparelho fique disponível, o que acaba por quebrar a sequência dos exercícios e aumentar o esforço despendido. E já agora, lanço um desafio para quem gosta de ginásios. Por que não umas aulas de dança de salão? É um exercício físico, uma modalidade artística, que se pode praticar em outros lugares e que, indiscutivelmente, aumenta o prazer de viver.

Em que medida a prática desportiva mudou a sua vida?

A prática do desporto não mudou a minha vida. Pelo contrário, fui eu que o fui integrando no meu quotidiano. Enquanto estudante, pratiquei ténis, porque era sobretudo uma forma de convívio entre amigos e não era um desporto dispendioso. Recomendo, por isso, atividades em grupo que fomentem o convívio entre as pessoas, dada a época de individualismo exacerbado em que vivemos.

Texto: Cláudia Vale da Silva