Potássio pode evitar AVC

Um estudo universitário revela que as pessoas que consomem quantidades elevadas de alimentos ricos em potássio serão menos propensas a sofrer um acidente vascular cerebral (AVC).

Um estudo emanado de uma faculdade de medicina italiana (Nápoles) reuniu dados referentes a 11 investigações internacionais, num universo superior a 240 mil pessoas e num período de 19 anos.

Ao longo deste tempo as equipas acompanharam o desenvolvimento de doenças cardíacas ou AVC entre os participantes.

No final, os investigadores descobriram que para cada 1.640 miligramas (mg) de potássio consumido, o risco de sofrer um acidente vascular cerebral diminuiu em 21%. Embora não houvesse uma relação clara entre o consumo de potássio e o risco de desenvolver doença cardíaca (ex. os participantes que mais consomem potássio poderão ter maior escolaridade ou rendimento), alguns estudos salientaram que os participantes, que mais consumiam potássio, tinham um nível de risco menor. A cumprir-se a percentagem apontada, isso representaria menos 1,15 milhões de mortes anuais por AVC em todo o mundo.

O potássio está presente em frutas e legumes como a banana, maçã, uva, abóbora, batata cebola. A necessidade diária recomendada de um adulto saudável é 4700 mg por dia.

artigo do parceiro:

Comentários