Por que deve comer várias vezes ao dia

Uma dietista explica

Muita gente não faz, mas comer várias vezes ao dia deveria ser uma prioridade. Sabia que fracionar a alimentação ao longo do dia é uma forma de prevenir a diabetes?

«Se estiver muitas horas sem comer, na refeição seguinte tem tendência para ingerir uma grande quantidade de comida, o que leva o pâncreas (que esteve parado durante muitas horas) a produzir grande quantidade de insulina para levar a glicose dos alimentos às células, cansando-o, digamos assim», sublinha a dietista Marisa Costa.

«Este hábito reiterado durante anos, a par do sedentarismo, aumenta o risco de diabetes», acrescenta ainda. Se cumprir esta regra, seguindo esta, à medida que o dia avança conseguirá uma série de benefícios, nomeadamente:

Pequeno-almoço

Inclui alimentos nutritivos, o que proporciona uma maior sensação de bem-estar.

Meio da manhã, lanche e ceia

Não estão detalhadas ao lado, mas são parte essencial deste plano. São refeições fundamentais para evitar períodos de fome e consequentemente a voracidade alimentar nas refeições seguintes. «Nestas refeições pode introduzir iogurtes ou fruta, acompanhando sempre com pequena quantidade de pão ou duas a três bolachas ou uma ou duas tostas sem açúcar e com pouco sal», recomenda a dietista Marisa Costa.

Almoço

Mastigar e digerir hortaliças com texturas diferentes acarreta um trabalho gástrico importante que faz com que o estômago se mantenha ocupado. «A fibra pode inibir ou intensificar a absorção de alguns nutrientes no intestino, no estômago proporciona uma sensação de saciedade precoce o que leva a uma menor ingestão de alimentos», explica Marisa Costa.

Jantar

O caldo de legumes serve para enganar o estômago.


Texto: Joana Martinho

artigo do parceiro:

Comentários