Poderoso hidratante

A água de coco é um refresco tropical que promove o equilíbrio do organismo

Madonna, a modelo Gisele Bündchen e a cantora Rihanna são fãs do refresco tropical que promove o equilíbrio do organismo e é baixo em calorias. Está a ganhar terreno fora das praias exóticas e, um pouco por todo o mundo, as pessoas têm-se rendido à água de coco, que também já invadiu os corredores da água nos supermercados portugueses. Agora já pode desfrutar da nova bebida favorita dos praticantes de desporto durante todo o ano, que, além de ser muito saborosa, é uma solução mais eficaz do que a água para hidratar e repor os nutrientes que se vão perdendo devido ao calor e ao esforço físico.

Uma bebida única

Contrariamente aos rumores, e embora seja rica em hidratos de carbono, a água de coco é uma bebida refrescante pouco calórica já que um copo de 200 ml contém apenas 40 calorias. As gorduras saturadas do coco são facilmente digeridas, metabolizadas e usadas como fonte de energia pelo organismo e não apresentam riscos para a saúde. De facto, a composição da água de coco é muito completa, apresentando uma vasta panóplia de nutrientes, como vitaminas, enzimas, minerais (potássio, fósforo, cálcio, sódio e magnésio), antioxidantes e aminoácidos.

Os benefícios da água de coco

Conhecido por ser a melhor fonte de electrólitos da natureza, este sumo naturalmente produzido pelo fruto do coqueiro ajuda a recuperar os sais que o corpo perde quando transpiramos. A água de coco é altamente hidratante, diurética, reduz a pressão arterial, previne o risco de doença cardíaca, facilita as funções renais e a digestão, protege contra vários tipos de cancro, regula os níveis de glicémia no sangue, fortalece o sistema imunológico e ainda possui propriedades antienvelhecimento. Apesar do acréscimo de conservantes, a água de coco industrializada tem os mesmos nutrientes que o produto natural.

As contraindicações desta bebida

Embora seja a bebida ideal para enfrentar as ondas de calor próprias do verão, a água de coco não deve ser consumida em excesso, pois pode provocar diarreia. Em especial as pessoas que sofram de diabetes, que tenham problemas renais ou que sejam hipertensas devem ter em atenção a quantidade que consomem dado que este refresco fornece doses elevadas de sódio e glicose ao organismo. Nestes casos, não se deve ultrapassar a ingestão de 600 ml de água de coco por dia.

Segredo de beleza

«Acabo com todos os cocos quando vou de visita ao Brasil», confessou Gisele Bündchen, numa entrevista à Globo. Não é por acaso que a modelo brasileira continua a ser a mais bem paga do mundo, pelo sétimo ano consecutivo. Para manter a figura e pele jovem, mesmo após duas gravidezes, só bebe água de coco e água, não toca num refrigerante há 10 anos e a sua alimentação é bastante regrada. Tanto assim é que a chef Monique Benoliel diz que Gisele Bündchen lhe pede «salada verde e muita água de coco» sempre que desfila no Fashion Rio, um dos principais eventos de moda do Brasil.

Texto: Filipa Basílio da Silva

artigo do parceiro:

Comentários