David Servan-Schreiber, um médico e investigador que conseguiu travar com sucesso uma batalha contra o cancro durante vários anos antes de acabar por sucumbir da doença, não tinha dúvidas. O nosso organismo está concebido para detetar e lutar contra o processo de desenvolvimento de tumores. O que, se calhar, não sabe é que uma boa alimentação pode ser o melhor factor de prevenção. Veja o que deve comer para se proteger da doença.

O tomate figura na lista dos alimentos que integram este plano anticancro. Deve ser cozinhado para libertar licopeno, que tem a capacidade de inibir o crescimento de células de vários tipos de cancro, com um fio de azeite, que melhora a sua assimilação. Pode optar por molho de tomate enlatado com azeite e sem adição de açúcar. Além deste fruto, os especialistas recomendam o consumo regular de cenouras, inhame e batata-doce.

Além das diferentes variedades de abóbora, os diospiros, a beterraba e todos os frutos e vegetais de cores vivas (laranja, vermelho, amarelo e verde), como é o caso do pimento, da curgete, da pastinaca, da couve-de-bruxelas, da couve chinesa, da couve-flor e dos brócolos, só para referir alguns. Coza-os a vapor ou salteie-os em (pouco) azeite numa frigideira para tirar maior partido das suas propriedades nutricionais.

Outros alimentos a privilegiar

O alho, a cebola, o alho-francês, a chalota e o cebolinho são outros alimentos a privilegiar. Misture-os com vegetais cozidos a vapor ou salteados e temperados com açafrão-da-índia. Os cogumelos também integram esta lista. Pode utilizar cogumelos shiitake, maitake, enoki, crimini, portobello, o cogumelo-ostra, cogumelos do cardo e trametes versicolor, em sopas, caldos de vegetais ou de galinha, grelhados no forno ou salteados com outros vegetais.

A soja também desempenha um papel preventivo. Ao pequeno-almoço, substitua os laticínios habituais por leite ou iogurtes de soja. Também pode utilizar tofu, tempeh e miso. O tofu absorve o sabor dos outros ingredientes e dos molhos. Os suplementos de isoflavonas de soja, sob a forma de comprimidos, têm sido associados a um agravamento de certos tipos de cancro da mama, o que não acontece com a soja quando consumida como alimento.

As algas, muitas vezes menosprezadas, também deve ser consumidas. Entre as principais algas comestíveis encontramos a nori, kombu, wakame, arame e dulse. Podem ser utilizadas em sopas ou saladas ou adicionadas a leguminosas, como feijão e lentilhas. Veja a galeria de imagens com as algas mais usadas na gastronomia mundial para ficar a saber mais sobre os seus benefícios nutricionais.

A ação do chá verde e do gengibre no combate ao cancro 

Para David Servan-Schreiber, o chá verde era uma das bebidas a privilegiar no quotidiano. "Beba seis chávenas por dia", defendia o especialista na fase em que ainda conseguiu superar a doença. O poder do gengibre também é (re)conhecido. Beba uma infusão de gengibre ou adicione-o, ralado, enquanto cozinha, a vegetais. O açafrão-da-índia também tem sido referido por muitos especialistas.

Misture um quarto de colher de chá de pó desta especiaria com meia colher de chá de azeite e uma pitada de pimenta preta. Adicione a vegetais, sopas e molhos para salada, complementando-os, se for do seu agrado, com ervas aromáticas. Nesse caso, prefira a salsa, o aipo, o alecrim, o tomilho, os orégãos, o manjericão e a hortelã. Para saber mais sobre os alimentos que previnem a doença, veja também plano anticancro.

Frutos e outros alimentos a privilegiar

Morangos, framboesas, mirtilos, amoras negras e arandos devem ser parte integrante da nossa alimentação regular. Ao pequeno-almoço, misture frutos de baga com leite de soja e cereais variados. Pode utilizar frutos de baga congelados, visto que o processo de congelação não destrói as moléculas anticancerígenas. Laranjas, limões e toranjas são outras das frutas a ter em casa. As raspas da casca dos citrinos podem servir para aromatizar o chá ou fazer tisanas.

O sumo de romã é uma boa bebida para iniciar mais uma jornada. Beba um copo de sumo de romã, por dia, ao pequeno-almoço. Em relação ao vinho tinto, outra bebida aconselhada, não se recomenda que se exceda um copo de vinho tinto por dia. David Servan-Schreiber falava ainda no chocolate preto. Em vez de uma sobremesa, opte por quadradinhos de chocolate preto (mais de 70 por cento de cacau).

Outras opções a considerar incluem os alimentos ricos em ómega-3 (salmão, cavala, sardinha e outros peixes gordos), selénio (pão, ovos, couves, arroz, frango e leguminosas) e vitamina D (salmão, queijo, ovos, carnes vermelhas magras e algumas variedades de cogumelos), a par dos alimentos probióticos (iogurtes biológicos, laticínios de de soja e kéfir). Para saber mais sobre o consumo deste ingrediente, clique aqui.

Texto: Teresa d'Ornellas