Perder barriga com treino de pesos

Estudo de Harvard tentou identificar qual o tipo de exercício mais eficaz para combater a gordura abdominal

Um estudo conduzido pela universidade de Harvard, seguiu 10500 homens durante 12 anos, com o objetivo de identificar qual o tipo de exercício mais eficaz para combater a gordura abdominal.

Os cientistas dividiram os homens de acordo com o tipo de exercício que praticavam, aeróbio, de resistência com pesos, ou outras atividades.

Durante o período de estudo, os indivíduos que praticaram treino de resistência com pesos durante 20min por dia, tiveram um menor aumento na sua circunferência abdominal, quando comparados com os que praticaram exercício aeróbico moderado ou vigoroso. Os que aumentaram os seus comportamentos sedentários tal como ver televisão, obtiveram um aumento acentuado no seu perímetro abdominal.

Os cientistas sugerem que é possível que os mesmos dados se apliquem as mulheres no entanto são necessários estudos futuros.

Uma vez que a perda de massa muscular está relacionada com o envelhecimento, os cientistas optaram por medir o perímetro abdominal dos indivíduos ao invés do seu peso corporal, no entanto é de salientar que os indivíduos que praticaram exercício de resistência com peso obtiveram menos perda de peso.

Os cientistas suspeitam que seja devido ao tipo de exercício, sendo este mais favorável na construção e manutenção de tecido muscular.

Também reforçam que estes resultados não querem de forma alguma descartar o exercício aeróbio, uma vez que este tem inúmeros benefícios no sistema cardiovascular, mas sim encontrar um ponto de sinergia entre ambos.

Conjugar o exercício aeróbio com o de resistência parece até então a melhor forma de se manter saudável e elegante.

Fonte: www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

artigo do parceiro:

Comentários