Quando ingere água, por norma vem mais fria do que a temperatura do corpo. Para que o corpo a possa absorver, é necessário investir energia a aquecê-la. Isto faz-lhe sentido?

Ao beber uma quantidade generosa de água, o seu estomago fica cheio. Sabe-se ainda que um estômago cheio resulta numa maior concentração de hormonas no sangue, algumas delas a adrenalina e noradrenalina, que por sua vez aumentam o gasto energético.

Um grupo de pesquisadores da universidade de medicina de Berlim, publicaram uma investigação que concluia, que beber 6 copos de água extra por dia, queima mais gordura nos homens, e mais hidratos de carbono nas mulheres.

Feitas as contas de forma linear e matematicamente, seria possível queimar 2.4kg de gordura em 1 ano apenas com a ingestão extra de 6 copos de água/dia.

O mesmo grupo de pesquisadores deu aos participantes,

Grupo 1 – 0.5L Água

Grupo 2 – 50ML Água

Grupo 3 – 0,5 Água com sal

(No grupo 3 a solução com sal foi Iso - osmótico, significa que a concentração de sal esta ao mesmo nível que a do sangue)

Quando se ingere água, está só entra no sangue quando a sua concentração de sal é equilibrada , ficando ao mesmo nível da sanguínea.

No Grupo 3 os pesquisadores verificaram que não existiu um aumento do gasto energético, o que os leva a especular que o aumento do gasto energético é devido à necessidade de gastar energia equilibrando o teor de sal da água em prol da absorção.

Lembramos que existe perigos no excesso de consumo de água, envenenamento, entre outros.

Se pretender aumentar o seu consumo faça-o de forma progressiva e responsável.