Pare! Isto está a fazer com que coma mais

Nem só o que se ingere engorda. Há determinados comportamentos que, ao serem sistemáticos, fazem com que se exagere nas calorias consumidas.
créditos: unsplash

Comer devagar e apreciar o momento é meio caminho andado para algo mais saudável, uma vez que mastiga como deve de ser e irá ter mais consciência do que é a comida e o ato em si. Por isso, concentre-se no que tem à frente e saboreie cada garfada, cheire os ingredientes e olhe para as suas texturas. Aprecie o momento e deixe de fazer o abaixo mencionado.

Conversar enquanto come
Infelizmente é um hábito que a maioria das pessoas tem. Ou porque se está com colegas de trabalho, com a família, com os amigos, enfim... não há grande escapatória, é certo, e sem dúvida é algo prazeroso. No entanto, a probabilidade de se exagerar nas porções é grande quando há mais tempo disponível e se está numa altura de lazer. A pessoa vai comendo e comendo e se for preciso até já está cheia, mas continua. Não tem de deixar de combinar nada, mas trate apenas de alterar esse ciclo vicioso. Analise o seu grau de apetite e defina metas antes de se sentar à mesa, por exemplo, se sabe que gosta bastante do prato principal, não coma muitas entradas.

Beber enquanto conduz
Hoje em dia já começa a ser usual o poder levar o café ou outras bebidas na rua ou no carro. O problema desta praticabilidade é que 'abre portas' a um maior consumo de cafeína ou outras bebidas com demasiado açúcar, uma vez que se pode tornar um hábito. É necessário que esteja atento às opções alimentícias, preferindo bebidas mais naturais e de preferência sem açucares.

Refeições em frente à televisão
As refeições tendo como 'palco principal' a televisão são um ótimo chamariz para as calorias e não só. Além de ingerir mais ar, a sua concentração vai estar focada na televisão e não no que tem no prato logo, o que pode acontecer é que ingira até 50% mais do que era suposto. Não obstante, o sofá, a televisão e aquela série preferida fazem com que os 'lanches' escolhidos sejam sempre os que pior fazem. Conforme referido no primeiro ponto, é conveniente concentrar-se na comida por isso, quando for para fazer uma refeição, largue o sofá e a televisão.

Refeição à frente da mesa de trabalho
Os minutos que acha que vai otimizar em trabalho irão refletir-se na sua cintura e não só! Se isso começar a ser rotina, vai programar o seu cérebro para ter fome quando realiza atividades rotineiras no trabalho.

artigo do parceiro:

Comentários