Os piores conselhos para a sua dieta - Parte II

Conselhos a não seguir na sua dieta

Apesar da abundante informação existem ainda muitos conselhos completamente errados e sem sentido, mas que são seguidos por inúmeras pessoas.

Num artigo anterior abordei alguns dos piores conselhos que pode aplicar na sua dieta. Hoje deixo-vos mais alguns conselhos a não seguir para uma dieta de sucesso.

Não tomar o pequeno almoço para poupar a ingestão de calorias para mais tarde

As pessoas que tendem a menosprezar o valor do pequeno almoço têm tendência para comer em excesso ao almoço e ao jantar. De facto investigações cientificas do American Jornal of Clinical Nutrition concluem que pessoas que ingerem pequeno almoço de forma regular e ricos em proteínas conseguem perdas de peso mais efetivas.

Substituir as refeições por suplementos

Na tentativa de reduzir as quantidades de comida muitas pessoas procuram suplementos que substituam as refeições sólidas. Os suplementos podem ser uma boa fonte de complemento para a sua alimentação, ajudando nas carências do seu organismo, mas quando centra a maioria da ingestão calórica em forma de suplementos não está a ter uma alimentação equilibrada e com atenção às suas necessidades vitamínicas e minerais. Prefira alimentos "reais", pois a qualidade dos nutrientes provenientes da comida são superiores às presentes nos suplementos.

Ovos são sinónimo de alimento proibido

Este é um tema cada vez mais desmistificado e que abordarei mais aprofundadamente noutro artigo. A gema do ovo é encarada como alimento proibido dadas as suas características em potenciar o aumento do colesterol total.

Na verdade, a ciência encarregou-se de provar que a inclusão dos ovos (incluíndo gema) na sua alimentação pode melhorar o perfil do seu colesterol. Desta forma aumenta o HDL, apelidado como bom colesterol e consequentemente reduzo a sua taxa total de colesterol. A gema do ovo é constituída por carotenoides, ácidos gordos essenciais, vitaminas A, E, e K, que promovem ainda a saúde dos seu cérebro e fígado.

Os adoçantes são uma boa opção para substituir o açúcar

Apesar dos adoçantes serem livres de calorias não significa que possa trocar pelo açúcar sem qualquer tipo de consequência.

Estudos científicos indicam uma forte ligação entre o consumo de adoçantes e o ganho de peso. O consumo regular de refrigerantes diet está associado a um risco de 36% maior de desenvolver síndrome metabólico e de 67% de maior risco de desenvolver diabetes tipo2. Assim o melhor que tem a fazer é eliminar este tipo de alimentos da sua dieta.

artigo do parceiro:

Comentários