Os melhores exercícios

Manter-se em forma dos 35 aos 55 anos

Qualquer altura é boa para ficar em forma. Diga adeus à inércia, calce uns sapatos de desporto e desfrute o movimento do seu corpo. Se o tempo o permitir, aproveite e pratique exercício ao ar livre.

Todos os momentos são bons para deixar o sedentarismo de lado e entregar-se à atividade física.

O exercício liberta endorfinas e é um estimulante natural, como comprovam vários estudos internacionais.

Para além disso, ajuda a manter a silhueta, melhora a sua saúde física (aumenta a capacidade pulmonar, atenua o ritmo cardíaco, mantém o colesterol sob controlo, a diabetes e a hipertensão e psíquica, potenciando a autoestima, além de proporcionar euforia, melhorar a memória e diminuir o stress.

Dos 35 aos 45 anos

Pré-requisitos
- Avaliação médico-desportiva que inclua exame físico e análises ao sangue.
- Electrocardiograma em repouso e em esforço (ergometria).

O que mais lhe convém
Uma atividade que fortaleça o seu corpo, já que nesta fase a musculatura começa a atrofiar por falta de atividade. Uma atividade aeróbia também pode ser benéfica, uma vez que a partir dos 30 anos o metabolismo abranda e é mais fácil ganhar peso, mesmo que não altere os seus hábitos alimentares.

Atividade aeróbia
O ideal seria entre três a cinco vezes por semana, pelo menos 30 minutos, de bicicleta, corrida e step.

Trabalho muscular
O trabalho de glúteos e pernas é essencial para fortalecer a região interna e externa das coxas, uma zona onde a flacidez, sobretudo a partir de certa idade, marca presença de forma quase inevitável.

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