É importante que desintoxique regularmente o seu organismo. Para lhe facilitar a vida, existem programas de desintoxicação específicos a que pode recorrer.

O primeiro passo para começar o Clean Program, um desses programas, com uma duração média de três semanas, é prepará-lo e focar a sua mente no mesmo. Lembre-se que este programa requer uma mudança de hábitos que deve ser rigorosamente respeitada, sob pena de não atingir os resultados pretendidos.

Por este motivo, o cardiologista recomenda o seu início num período de estabilidade emocional e profissional e durante o fim de semana para se habituar ao menu e às restrições. Deve começar por fazer uma lista que inclua os seus objetivos e os novos hábitos alimentares. Anote também todas as alterações que ocorrerem no seu organismo e humor e tire uma fotografia para poder ver as diferenças no final. De acordo com Alejandro Junger, cardiologista, os três primeiros dias podem ser difíceis, mas a maioria das pessoas tende a ajustar-se depressa às restrições alimentares.

Como planear

O segundo passo é ver se na sua cozinha existem um liquidificador, visto que a sopa e os batidos são a base deste programa, uma máquina de sumos e um filtro para a água. Se não tiver, terá de os adquirir. Depois, «planeie as suas refeições com base nas receitas do livro», como refere Junger e vá às compras para que nada lhe falte na hora de cozinhar.

Siga sem exceções a lista dos alimentos permitidos e elimine os proibidos e todos aqueles que «causam alergias alimentares, intolerâncias e interrupção no processo digestivo, já que quando os ingere, a energia que poderia ser usada para desintoxicar ou reparar o organismo é desperdiçada a combater a alergia», explica Junger. Sempre que seja possível escolha alimentos orgânicos e compre os produtos aos produtores locais, fatores que diminuem a probabilidade de conterem demasiadas toxinas.

Refeições

Alejandro Junger aconselha a fazer três refeições por dia, sendo que uma deve ser sólida e as restantes líquidas (um batido, uma sopa ou um sumo). Estas últimas são mais facilmente digeridas porque, como explica Alva Seixas Martins, nutricionista, «o conteúdo em nutrientes é menor».

O cardiologista sugere que a primeira seja feita ao almoço e as outras duas ao pequeno-almoço e jantar, salientando ainda que se deve deixar um intervalo de 12 horas entre a última refeição do dia e a primeira do dia seguinte.

No entanto, durante o dia deve petiscar entre as refeições. «As mais recentes recomendações nutricionais referem a importância de realizar refeições de três em três horas», lembra Teresa Branco, fisiologista do controlo de peso. Vegetais crus, fruta fresca, como os mirtilos que contêm pouco açúcar, amêndoas e nozes são uma excelente opção como snack.

Exercício

Esta limpeza do organismo não está completa sem o desporto, pois «o exercício é desintoxicante e faz com que todas as trocas no nosso organismo se façam com maior funcionalidade», sublinha Teresa Branco. Estimula todos os canais de eliminação, aumenta a circulação de sangue e de linfa, faz suar, estimula os intestinos, favorece uma respiração profunda, relaxa a mente, queima calorias e estimula as endorfinas. «Mexa-se, use as escadas, use os transportes públicos, pare o carro longe do trabalho, salte à corda ou no mini-trampolim e faça yoga, ou seja, incorpore o mais possível o movimento à sua rotina», aconselha Alejandro Junger.

«Os exercícios de treino cardiovascular, como a corrida, a marcha rápida, a bicicleta e outros parecem promover melhores resultados», acrescenta Teresa Branco. «No entanto, é necessário ter em atenção a intensidade do exercício. Uma grande restrição alimentar acompanhada de exercício muito vigoroso pode ser muito extenuante e até prejudicial», adianta a fisiologista do controlo de peso.

Descanso

Durante o programa é também fundamental «descansar, dormir o suficiente e respirar profundamente», aconselha Alejandro Junger. No início, pode sentir-se mais cansada do que o habitual, mas a partir da segunda semana sentirá mais energia e menos sono. Outro aspeto importante é manter o pensamento positivo e, para isso, deve meditar pelo menos 15 minutos por dia e afastar-se de fatores de stress para limpar não só o organismo mas também a mente. Na terceira semana, mime o seu corpo com uma massagem, já que esta também aumenta a circulação da linfa, o que ajudará na eliminação das toxinas.

Texto: Rita Caetano com Alejandro Junger (cardiologista), Alva Seixas Martins (nutricionista) e Teresa Branco (fisiologista do controlo de peso)