Oito regras de ouro para manter a linha durante o Natal

Aproveitar a época natalícia e degustar todos os petiscos sem remorsos no fim das festas? É possível. A nutricionista Graciela Moreira dá-nos algumas dicas.

1. Realizar sempre as 5 refeições por dia, porque sacia e inibe a vontade de petiscar entre as refeições. Três refeições principais e dois lanches, fazendo intervalos de 3 a 4 horas, aconselha a nutricionista Graciela. O metabolismo estará mais ativo e ajudará a queimar calorias.

2. Manter-se hidratado e beber cerca de 2 litros de água por dia. É fundamental beber aproximadamente 2 litros de água por dia para manter os órgãos e os tecidos hidratados. Beber água também ajuda a saciar e desintoxicar o nosso corpo, sendo essencial nesta altura em que a ingestão de comida e de açúcares é superior ao normal.

3. Cozinhar com pouca gordura e optar pelo azeite virgem. A nutricionista confirma que o azeite de oliva virgem é efetivamente a melhor gordura para utilizar, mas sem abusos. O ideal é consumir entre 3 a 4 colheres de sopa por dia e evitar o consumo de alimentos com gordura animal, como carnes vermelhas, queijos com longa maturação, manteiga, salsichas ou bolos. O melhor é manter uma alimentação cuidada e não se deixar levar pela gula.

4. Diminuir o consumo de doces e açúcar em geral. Utilize o truque de substituição do chocolate de leite por chocolate negro e vai ver que ajuda. Os açúcares quando ingeridos transformam-se em calorias vazias, ou seja, não contêm nutrientes. A nutricionista aconselha a reduzir os doces que são consumidos nesta altura.

5. Mais legumes e saladas, afinal são o melhor acompanhamento. Fornecem vitaminas, minerais e fibras para assegurar um bom funcionamento intestinal, concedem a tal sensação de saciedade e têm poucas calorias e zero gorduras. Mas atenção aos temperos utilizados, dando prioridade a pouco azeite e às várias especiarias existentes.

6. Escolha alimentos magros e completos. Verduras, frutas, carnes brancas, como peru, coelho e peixe, cereais e laticínios magros são os mais recomendados pela especialista.

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