O que comer antes e depois de praticar desporto

Os conselhos de um nutricionista

Estudos recentes confirmam que o exercício físico promove a circulação de hormonas que estimulam o apetite (a grelina), ou seja, a sensação de necessidade de comer aumenta com a prática de exercício físico.

No entanto, Miguel Ângelo Rego, nutricionista, considera que «é importante perceber que o exercício físico aumenta asaciedade após uma refeição, ou seja, depois de comer uma refeição complexa, os indivíduos que praticam exercício ficam saciados mais depressa».

Na perspectiva do nutricionista, «antes do exercício é muito importante ter uma refeição rica em hidratos de carbono, como por exemplo, pão de mistura, ou cereais de pequeno-almoço, conjugados com leite ou iogurte e fruta, consumidos até uma hora antes da sessão de exercício para permitir o seu esvaziamento do estômago.»

Imediatamente após a sessão de exercício físico, o especialista considera que «é muito importante que haja um consumo de hidratos de carbono para permitir, nos primeiros 30 minutos, uma síntese mais eficaz de glicogénio, essencial para a recuperação».

Miguel Ângelo Rego acrescenta ainda que «a hidratação é fundamental antes, durante e após o exercício, numa quantidade de 1 L/hora, sendo que, se este durar mais de uma hora, pode ser benéfico beber uma bebida desportiva com açúcar e alguns sais para fornecer energia e equilibrar as perdas de electrólitos».


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