O programa de emagrecimento da Weight Watchers

Os segredos de uma dieta que especialistas internacionais não se cansam de elogiar

Para além de alcançar a terceira posição na categoria Best Diets Overall 2013 do US News & World Report, foi considerado o melhor regime nas categorias «a melhor dieta para perder peso», «a dieta mais fácil de seguir» e «a melhor dieta comercial».

A cantora e atriz Jennifer Hudson, vencedora de um Óscar pelo filme «Dreamgirls», é um dos seus rostos mais mediáticos.

Perder cerca de um quilo por semana, seguindo um método que permite comer o que se quiser (não há alimentos proibidos), desde que se respeite um plano pessoal de pontos pago e fornecido pela marca. Com base no sexo, idade, peso e altura, é feito o cálculo do número de pontos de que cada pessoa precisa por dia para perder peso.

Respeitando essa pontuação, escolhe o que vai comer com a ajuda de uma tabela que atribui pontos a cada alimento (por exemplo, aos vegetais correspondem zero pontos), em função da sua composição nutricional e nível de saciedade. Este regime dietético permitiu à cantora e atriz Jennifer Hudson perder 36 quilos em 2011.

Os 4 pilares desta dieta

Estes são os pressupostos fundamentais deste regime de emagrecimento:

1. Eat smarter
Inclui 3500 receitas e 40 mil alimentos com pontuação e, ainda, produtos da marca à venda em supermercados.

2. Get support
Pressupõe o acompanhamento por um elemento que seguiu o mesmo método, reuniões de grupo e ferramentas digitais. «O facto de incluir apoio comportamental é um ponto a favor», comenta a nnutricionista portuguesa Alva Seixas Martins.

3. Move more
A prática de exercício está prevista no plano de pontuação e no site encontra, entre outras ajudas, 60 vídeos demonstrativos.

4. Helpfull habits
O plano prevê «treinar o cérebro para aprender novas rotinas e melhores hábitos», asseguram os especialistas da empresa.

Ponto negativo

Ainda não chegou a Portugal, embora possa consultar este modelo online em www.weightwatchers.com. É um regime pago. O valor promocional da inscrição online ronda os 56,85 dólares, cerca de 43,50 euros, sendo esta válida por três meses. «Em Portugal, existem poucos alimentos processados com esta pontuação, pelo que podem ser necessários cálculos idênticos à contagem de calorias», acrescenta Alva Seixas Martins.

Texto: Nelma Viana

artigo do parceiro:

Comentários