O peso ideal existe?

Sou da opinião de que cada um de nós tem um peso ideal, que não coincide obrigatoriamente com o peso indicado pelos manuais.

Na teoria, chama-se peso ideal ao peso considerado recomendado para a sua altura, género e idade. Porém, veja o que acontece na prática: imagine duas pessoas com a mesma estatura e idade, cujo peso ideal pelos manuais são x kg. Pode acontecer que, para uma delas, esses x kg sejam efetivamente o seu peso ideal (o peso com que se sente bem) e que a outra sinta que esses quilos são demasiados para o seu corpo e que precisa de emagrecer um pouco.

Ou seja, na verdade não existe um peso ideal absoluto. Por isso, para passar da teoria à prática, não se foque no número que as tabelas indicam, mas sim na satisfação pessoal. As tabelas são meramente indicativas. Para estar bem tem de sentir-se bem com o seu peso, mesmo que esse peso não seja aquele número de referência indicado pela teoria.

A minha resposta à questão inicial – Será que existe um peso ideal? – é não! O peso ideal, na verdadeira aceção da palavra, não existe. Por isso, passe antes a pensar e falar em “peso desejado”. O seu peso desejado são x kg, mesmo que isso não coincida com o peso recomendado.

Vai atingir o seu peso desejado quando se sentir bem com o seu corpo e gostar da sua figura!

Iara Rodrigues

Directora do Departamento de Nutrição WHITE

artigo do parceiro:

Comentários