O exercício anti-stress

Caminhar tonifica, cuida do coração, acelera o metabolismo, emagrece e relaxa

Fácil, barato e compatível com a sua vida quotidiana. Já não tem desculpas para não mexer o corpo.

Existe um exercício considerado saudável, que se pode realizar em qualquer lugar, a qualquer hora e independentemente do objetivo final, esse exercício é caminhar.

Quando começa a andar, o seu corpo ativa-se na generalidade.

Mesmo se for só ao supermercado, a caminho do trabalho, passear o cão ou, apenas, ver montras (sem parar em todas elas, claro), já está a fazer exercício. Se for a pé para todos estes lugares, vai chegar à conclusão que anda cerca 30 minutos/uma hora por dia e, no mínimo dois ou três quilómetros, o que não é nada mau se tiver em conta que nem sequer se tinha proposto a fazê-lo.

Por que é que é bom andar?

Caminhar é um exercício muito completo que não só tonifica a parte inferior do corpo, como o resto da sua anatomia. Para além disso, permite alcançar os mesmos benefícios da corrida, da natação ou da bicicleta. Estas são as suas vantagens:

- Controla o peso
Porque queima calorias, sempre que gasta mais do que as que ingere. Para além disso, melhora a utilização de glicose como fonte de energia, sem a armazenar sob a forma de gordura.

- Reforça os ossos
Aumenta a massa óssea. O aumento do volume dos músculos faz com que aconchegam melhor os ossos, o que pressupõe um melhor suporte para o esqueleto.

- Ativa a circulação
Favorece o fluxo de sangue. Baixa a pressão sanguínea (reduz o risco de hipertensão de 35% a 50% ). Também facilita a circulação de retorno (quando é fraca, surgem varizes e edemas). O aumento de oxigénio beneficia as funções neurológicas, hormonais e respiratórias.

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