Quantos copos de água já bebeu hoje? Se não se lembra, é muito provável que sofra de défice de desidratação.

Segundo o último estudo apresentado pelo Instituto de Hidratação e Saúde (IHS), um milhão de portugueses estão mal hidratados.

Neste sentido, lançou as recomendações de hidratação para os portugueses com o objetivo de informar e educar a população para uma hidratação adequada:

- Beba cerca de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia. Privilegie a ingestão de água e de sumos de fruta naturais.

- Beba pequenas quantidades de cada vez e frequentemente ao longo do dia, antecipando a sensação de sede.

- Esteja atento a sinais associados a desidratação, aumentando a ingestão de líquidos em situações de sede, urina de cor intensa e com cheiro, cansaço, dor de cabeça e perda de capacidade de concentração, atenção e memória.

- Aumente também a ingestão de líquidos em situações de atividade física que o faça transpirar e em situações de temperatura ambiental elevada (incluindo ambientes aquecidos durante o inverno) e altitude elevada (incluindo viagens aéreas). Deve ter também esse cuidado em situações de doença acompanhadas de febre, vómitos ou diarreia, gravidez e aleitamento (aumente a  ingestão de bebidas em cerca de 0,2 e 0,5 L/dia, respetivamente). Redobre o cuidado com a hidratação no caso de crianças e idosos, grupos em que a capacidade de detetar o estado de desidratação e/ou responder aos seus sinais pode estar diminuída.

- Hidrate-se através da ingestão de água e de outras bebidas, nomeadamente leite, sumos e néctares, chá, infusões, refrigerantes, além de alimentos ricos em água (sopas, saladas e fruta).