Natal saudável - Alimentos que pode abusar

Certamente que este ano o pai natal mais alguns pedidos de pílulas mágicas de “comer tudo o que quiser e ter o corpo que tanto imagina”, mas não é assim tão simples ou fácil. O que podemos fazer para minimizar os estragos do natal? Que alimentos podemos abusar na nossa alimentação nestes dias?

Certamente que este ano o pai natal mais alguns pedidos de pílulas mágicas de “comer tudo o que quiser e ter o corpo que tanto imagina”, mas não é assim tão simples ou fácil.

Não sendo, resta-nos a questão! O que podemos fazer para minimizar os estragos do natal? Que alimentos podemos abusar na nossa alimentação nestes dias?

Juntamos alguns dos alimentos que pode abusar para ter um natal mais saudável

Carne, peixe e ovos - Aumente o consume de proteína de alta qualidade

Utilize proteína de alta qualidade, nomeadamente proteína de origem animal. Esta contém um perfil de aminoácidos similar aos que são necessários pelo organismo, tem um efeito saciante, e alguns estudos levam-nos a acreditar no seu efeito termogénico, obrigando o corpo a gastar mais energia para as digerir, absorver e distribuir.

Existem ainda suspeitas do facto de atenuarem o nível glicémico quando ingeridas em combinação com outros alimentos.

Vegetais, Fruta – Utilize hidratos de carbono de baixo índice glicémico

Sempre que possível, ingira hidratos de carbono de baixo índice glicémico e ricos em fibra. Verduras e frutas, brócolos, couve-flor, espargos, couve, espinafres, frutos vermelhos, maçãs, todos eles são alimentos de baixo índice glicémico, ricos em antioxidantes, necessários à boa reparação do ADN, bom funcionamento e desintoxicação do organismo.

Acredita-se que ao ingerir alimentos de baixo índice glicémico e ricos em fibra, antes de ingerir hidratos de carbono refinados, atenua a resposta do pâncreas na produção de insulina, regulando o açúcar no sangue e evitando a acumulação de gordura.

Alho, Vinagre, Limão, canela – Use as especiarias adequadas

Se pertence à grande maioria que nesta altura confeciona a comida em casa, opte por utilizar as especiarias adequadas nos seus cozinhados.

Existem evidências que algumas especiarias funcionam como repartidores de nutrientes, sinalizando as células magras a absorver a energia, diminuindo a probabilidade dos alimentos serem armazenados como gordura.

Farinha integral, óleo de coco, stevia (adoçante) – Faça você mesmo

 Não limite os seus dotes de culinária apenas aos pratos principais. Comece já a preparar 2015 com uma mente aberta e faça também os doces, o tronco de natal, as filhoses, coscorões. Todas estas iguarias podem ser confecionadas de forma mais saudável.

Opte por usar farinha integral em vez de normal, faça pudim com tapioca, use óleo de coco para cozinhar, stevia em vez de açúcar, grelhe em vez de fritar, seja criativo.

Agua, chá, café ou vinho – O que bebemos também faz parte da nossa alimentação

Use apenas água, café ou chá durante o dia mantendo um consumo de água adequado, se preferir chá, escolha de origem biológica.

O chá verde é uma ótima opção uma vez que também existem evidências que ajuda a eliminar as toxinas e promove a sensibilidade à insulina.

Manter um adequado consumo de água, não só garante a hidratação de todo o organismo, mas também promove a saciedade.

O vinho tinto em quantidades moderadas, é rico em antioxidantes, rico particularmente em resveratrol, conhecido pelas suas propriedades anti-inflamatórias, prevenção da diabetes e de resistência à insulina. Consuma de forma moderada e na altura da refeição.

Neste natal desfrute não só da comida, mas também da sua preparação, da mudança para um estilo de vida mais saudável, de muitos mais eventos festivos junto de quem ama , contribuindo para a saúde e longevidade de todos.

artigo do parceiro:

Comentários