Não engorde após o casamento

Os conselhos da especialista Teresa Branco para manter o peso após a cerimónia

Não são só os homens que tendem a engordar nos primeiros tempos da vida de casados. Muitas mulheres também se desleixam e acabam por ganhar peso após o casamento. Para que os quilos não se acumulem, é importante que o casal esteja ficado numa boa gestão dos quilos. Como forma de expressar a sua felicidade, os casais recentes tendem a preparar grandes iguarias e fazem frequentemente refeições fora de casa.

Os hábitos alimentares que o homem traz de casa dos pais e o facto de não estar habituado a treinar podem condicionar a gestão alimentar e a atividade física da parceira. Por outro lado, o facto de a mulher estar habituada a ter um estilo de vida saudável poderá influenciar o marido, mas para isso, é necessário que, para ela, a alimentação saudável e a prática de exercício sejam, de facto, uma prioridade.

É importante procurar fazer refeições apetitosas mas saudáveis e promover atividade física em conjunto. Devem evitar açúcar e alimentos açucarados, alimentos muito processados, sem fibra (como o pão branco), refrigerantes açucarados, bebidas alcoólicas em excesso, molhos ricos em gorduras pouco saudáveis e alimentos fritos. Devem ainda planear em conjunto o estilo de vida que querem adotar.

A lista de compras deverá incluir carne, peixe, ovos, vegetais frescos, fruta, entre outros alimentos saudáveis. A forma de confeção também deve ser planeada e ambos devem usar ingredientes saudáveis, como especiarias e azeite. Para perder peso a dois, o tipo de refeições pode ser exatamente igual, embora o homem possa comer um pouco mais e deva praticar exercício cardiovascular (corrida ou bicicleta por exemplo) mais intenso.

Como a maioria dos homens tem necessidade de trabalhar mais o tronco e os membros superiores e as mulheres as nádegas e os membros inferiores, devem procurar exercícios que cumpram estes objetivos. Como fator motivacional, praticar desporto a dois pode revelar-se uma excelente opção, além de permitir aos membros do casal passar (mais) algum tempo juntos.

Revisão científica: Teresa Branco (fisiologista na Gestão do Peso e diretora das clínicas Teresa Branco)

artigo do parceiro:

Comentários