Não engorde ao fim de semana

Siga os conselhos da fisiologista na gestão do peso Teresa Branco

É vulgar aumentarmos dois quilos durante o fim de semana. No entanto, grande parte desse aumento deve-se à retenção de líquidos.

É nesta altura da há maior tendência para ingerir mais doces, álcool e petiscos com pão.

Os horários das refeições alteram-se, com tendência para se estar sempre a petiscar ou passar muitas horas sem comer, havendo uma ingestão calórica posterior exagerada.

Estes dias devem ser aproveitados para viver a vida com prazer, mas se nos desforrarmos à mesa da semana que passou e comermos muito, acabaremos por acumular gordura corporal (geralmente não ultrapassa meio quilo) que não conseguimos eliminar.

O ideal será comer de forma descontraída mas consciente de que o fazemos com controlo, sem compulsão. A compulsão, que pode derivar de estarmos a semana inteira a fazer dieta, é sinal de que o regime que seguimos não é adequado,
deixa-nos com fome e desejo de comida. Devemos, antes, comer alimentos saudáveis com prazer durante a semana. Se isso acontecer, a compulsão ao fim de semana irá diminuir.

Chegada a segunda-feira, devemos voltar à prática de atividade física. as rotinas alimentares, durante a semana, devem ser o mais saudáveis possível. É importante fazermos disso um objetivo ou, caso contrário, a tendência será para continuar a comer aleatoriamente aquilo que nos aparece à frente.


Revisão científica: Teresa Branco (fisiologista na gestão do peso e diretora das clínicas Teresa Branco)

artigo do parceiro:

Comentários