Não desperdice o soro do leite!

O líquido resultante do fabrico de laticínios tem vantagens nutritivas relevantes para desportistas

O denominado soro de leite, também conhecido em inglês como whey, um líquido de cor esbranquiçada e com sabor adocicado formado através da produção de queijos e iogurte, é muito popular no meio desportivo.

Muito rico do ponto de vista nutricional, revela-se uma excelente fonte de minerais, aminoácidos essenciais e lactobacilos. Diversos estudos têm comprovado cientificamente os vários benefícios deste composto.

Entre outros destacam-se «a sua atividade antimicrobiana e antiviral (oferecida pela presença de imunoglobulinas), a sua elevada capacidade de estimular o sistema imunitário, a sua ação sobre a diminuição da agregação plaquetária (com efeitos benéficos na saúde cardiovascular) e melhoria da performance física, quer no aumento quer na manutenção de massa muscular», garante é a nutricionista Patrícia Segadães Marques.

«Todos estes benefícios dependem de um gesto tão simples como beber o líquido do iogurte antes de o consumir. Desta forma, não irá desperdiçar um dos seus melhores constituintes», assegura a especialista. O alto valor nutritivo deste ingrediente, tradicionalmente usado para preparar bebidas lácteas e confecionar bolos e gelados, faz com que também seja usado na elaboração de barras energéticas para desportistas.


artigo do parceiro:

Comentários