«Nado antes de ir trabalhar»

O que o treinador de triatlo Rudi Bernardo faz para se manter saudável

Em 2013, Rudi Bernardo, nascido em 1983, foi eleito treinador do ano de triatlo, uma distinção feita pela Federação Portuguesa de Triatlo, pelo trabalho na formação de jovens atletas.

No projeto da escola de Triatlo Teleperformance Os Belenenses, em Lisboa, que atualmente lidera enquanto responsável técnico, tem contribuído ativamente para o despontar de novos talentos para a modalidade, promovendo a prática desportiva como parte integrante de um estilo de vida saudável.

O que faz para se manter saudável? Tem algum tipo de cuidados ou nem por isso?

Procuro manter um dia a dia equilibrado, sem fugir muito às rotinas por mim criadas há já alguns anos. Essas rotinas passam por uma seleção do tipo de alimentação semanal, praticar exercio físico pelo menos três vezes por semana com a equipa de triatlo Teleperformance Os Belenenses, passear o meu cão, uma excelente companhia e forma de aliviar os stress diários, tal como estar com a namorada e os amigos.

Pratica exercício físico regularmente? Se sim, que tipo de exercício físico pratica e quantas vezes por semana?

Regularmente corro e pedalo com a equipa de triatlo Teleperformance Os Belenenses, uma vez que também, para além de ser professor de educação física, sou responsável técnico deste clube. Normalmente, corro três vezes por semana e ando de bicicleta duas a três vezes por semana. Quando os dias começam a ficar maiores, procuro nadar logo de madrugada, por volta das seis da manhã, para poder iniciar o dia de uma forma mais relaxada e com maior disponibilidade para o trabalho, ao mesmo tempo que consigo fazer render mais o meu tempo diário, pois a sensação de já se ter nadado antes de entrar no trabalho é muito estimulante.

Que reflexos é que a prática de exercício físico tem na sua saúde?

De uma forma geral, os beneficios são enormes e são conhecidos ao nível de todos os sistemas que mantêm o bom funcionamento do corpo humano. De forma mais particular, a prática de exercío físico permite que me sinta bem comigo próprio e que me encontre constantemente na procura da superação física, pois quando realizamos exercicio físico devemos ter sempre um estimulo competitivo subjacente, nem que seja, por exemplo, correr cinco segundos mais rápido uma determinada distância. Assim da próxima vez que der este estimulo posso perceber se evoluí.

Prefere praticar desporto ao ar livre ou no ginásio?


Ao ar livre é sempre melhor, embora no ginásio também se possam ter sessões de treino bastante estimulantes, uma vez que a envolvência proporciona o contacto com diferentes pessoas enquanto se treina.

Em que medida é que a prática desportiva muda a sua vida?

A disponibilidade física e mental para fazer várias tarefas ao longo do dia. Sem prática desportiva no dia a dia, penso que a vida de tornava muito monótona e talvez me tornasse numa pessoa preguiçosa... Penso que essa é a principal inércia das pessoas que não praticam exercício físico.

Tem algum problema de saúde que exija cuidados especiais ao nível da alimentação e do exercício físico ou até em termos de tratamentos médicos e medicação?

Não.

Quando adoece, é um doente difícil e piegas ou, antes pelo contrário, é um paciente perfeitamente calmo e tranquilo?

Sou bastante calmo e tranquilo. Por causa da prática diária de triatlo, treino com todos os tipos de clima, o que faz com que seja muito raro ficar doente. Esta é mais uma das vantagens em praticar exercicio físico, que não necessita de prescrição médica, apenas vontade de nos sentirmos bem.


artigo do parceiro:

Comentários