Melancia: Mitos e verdades

O tempo quente pede fruta refrescante, adocicada mas com poucas calorias. Este é o grande momento da melancia. Para além de rica em nutrientes essenciais, parece que também tem muitos mitos a desvendar.

Com o sol a aumentar a temperatura do ar, nada como retemperar energias e hidratar o corpo de uma forma natural e saudável. Aqui, entra o poder da fruta. E a melancia a que mais depressa se coloca em bicos de pés. A razão é simples: Cerca de 90% da sua polpa é constituída por água, o que reforça a ingestão de sais minerais (potássio), essenciais ao equilíbrio e funcionamento do organismo.

De tons fortes, cheiro e sabor adocicado, o único senão é mesmo o tamanho que pode ir até aos 25 cm de diâmetro e 15kg de peso. Por não ser fácil de manusear, o sumo apresenta-se como uma excelente alternativa, fácil de transportar e com todos os benefícios da fruta. Com menos de 30 calorias por 100 gramas, é um fruto rico em vitaminas do complexo B e A, esta sob a forma de betacaroteno e licopeno. Este fitoquímico também pode ser encontrado no tomate e em outras frutas (goiaba, papaia, uva preta), mas a concentração na melancia excede qualquer um deles, atingindo cerca de 4,5mg por 100 gramas.

Hidratação garantida: A melancia assume as mesmas características de outros frutos de Verão: Hidratante, nutritiva, digestiva e leve. Com um aporte de gordura praticamente inexistente e elevado conteúdo de água, este fruto de casca verde e de polpa encarnada salpicada por sementes, é particularmente rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Alguns estudos adiantam mesmo que a combinação entre a melancia e outros frutos ricos em antioxidantes (cereja, morango…) é um excelente método natural para combater o stresse, ao mesmo tempo que confere proteção natural anti-envelhecimento.

Mitos e verdades Quando se fala em melancia, alguns dizeres populares se levantam. O que está por detrás dessas mensagens?

A melancia é muito “pesada”? FALSO A sua composição é maioritariamente composta por água e as fibras presentes na sua polpa ajudam a melhorar o funcionamento do intestino. O que poderá acontecer frequentemente, é que, por ser tão leve, as pessoas tendem a abusar na quantidade que ingerem. E nesse caso, é normal que a sensação se assemelhe à de ter bebido muitos litros de água seguidos.

A melancia é afrodisíaca? VERDADEIRO Alguns estudos defendem que a melancia atua contra a impotência sexual, por intermédio de um nutriente – a citrulina – que age de forma semelhante ao princípio ativo do comprimido azul. De acordo com a Universidade do Texas, a citrulina, um nutriente presente na parte branca, atua relaxando os vasos sanguíneos. Ainda se aguardam mais estudos mas, pelo sim, pelo não…  

Melancia e Vinho: Combinação Indesejável? VERDADEIRO O fenómeno é simples de constatar: Pegue numa talhada de melancia e aplique algumas gotas de vinho. Ao fim de poucos minutos a melancia enrijece. Em causa está um fenómeno químico que provoca esta alteração na fruta. Atenção que isto não significa que as consequências sejam iguais aquando da digestão. Mas é importante ter em conta que poderá existir uma intolerância individual para esses dois alimentos. Por isso tente evitar esta combinação!

A melancia é um fruto muito versátil. Geralmente consumida em cru, aos quartos ou mesmo em bolas, o sumo de melancia é também muito apreciado, e as soluções industriais permitem o seu consumo durante todo o ano. Há ainda quem transforme a melancia em gelado, puré, marmelada ou doces. Na Rússia, prepara-se um vinho muito popular a partir do sumo de melancia. Em algumas regiões, as sementes consomem-se tostadas e salgadas. Como vê, não faltam alternativas para fazer da melancia a sua fruta preferida.

Associação Portuguesa de Nutricionistas

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