Mantenha-se hidratado no inverno

Em meses de menor calor, são muitas as pessoas que se esquecem de beber água, chás ou sumos naturais. Dicas para reforçar a ingestão de líquidos nos meses mais frios

Um estudo do Instituto da Hidratação e Saúde revelou que, nos meses frios, a ingestão de bebidas da maioria da população portuguesa é inferior aos valores recomendados pelo Institute of Medicine nos EUA. Sabe-se que um aporte hídrico adequado envolve a ingestão de cerca de dois litros de água por dia. Em Portugal, de acordo com o estudo, que envolveu 2.049 indivíduos entre os 14 e os 70 anos, cerca de 43% do aporte hídrico proveniente de bebidas advém do consumo de água.

Além disso, verificou-se que a restante ingestão de líquidos é distribuída essencialmente por leite e iogurtes (22%), café e chá (11%), bebidas alcoólicas (10%), refrigerantes (7%) e sumos naturais ou embalados de fruta (7%). Apesar de registarem uma percentagem baixa, as bebidas quentes, sobretudo chás e infusões naturais, devem ser privilegiadas nos dias de maior frio, naqueles em que sabe bem agarrar a chávena para aquecer as mãos.

Truques para uma boa hidratação

Para reforçar a ingestão de líquidos e, assim, aumentar o seu aporte hídrico, tenha em conta as seguintes recomendações:

- Os sumos de fruta são uma boa opção, uma vez que também aumentam o aporte de vitaminas e minerais.

- Experimente água aromatizada. Existem vários sabores que podem servir de incentivo para beber mais um copo.

- Opte por chás, tisanas e infusões de tília, camomila e erva-cidreira. Vão hidratá-lo e aconchegá-lo em dias mais frios.

- Outra boa opção são os leites, leites fermentados e iogurtes. Destes, prefira os magros ou os meio-gordos.

- Coma sopa, de preferência de legumes. Pouco calórica, a sopa fornece vitaminas, minerais e fibras, que saciam e hidratam.

- A fruta natural contém bastante água. As mais ricas neste elemento são as ameixas, a laranja, a melancia, o melão, a meloa, os morangos e a papaia.

artigo do parceiro:

Comentários