Mais magra num ápice

O plano detox que a vai ajudar a perder peso e devolver-lhe energia e juventude

Cuidar mais de si e da sua linha é um bom projeto para qualquer época do ano e não apenas nos meses que antecedem o verão ou no início de um novo ano. Mais do que uma questão estética, é sobretudo uma questão de saúde. «É fundamental que após um período de excessos, volte rapidamente a uma rotina saudável para que esses excessos não se instalem e não passem a fazer parte da sua rotina», refere a nutricionista Patrícia Segadães.

«Deve também beber muita água, um hábito que por si só não emagrece, mas que ajuda o organismo a funcionar melhor e a alcançar os seus objetivos. Modere a ingestão de hidratos de carbono e de fruta. «Use e abuse dos vegetais», aconselha Patrícia Segadães. E, para garantir o sucesso desta dieta, a nutricionista recomenda que adicione a prática de exercício ao seu plano. «Para além do gasto calórico associado, gera um efeito agregador, que nos leva a sermos mais controlados à mesa», argumenta.

Fontes de energia

Para fornecer a energia necessária, é importante que a sua alimentação tenha uma boa dose de todos os nutrientes (proteínas, gorduras e hidratos de carbono, vitaminas e minerais). Carne e peixe, vegetais, leguminosas, fruta e oleaginosas são os ingredientes a consumir para atingir este objetivo. É importante que utilize boas fontes de gordura para cozinhar os seus alimentos (o azeite e o óleo de coco são as melhores opções), à excepção dos vegetais que devem ser cozidos ao vapor.

«Para obter a energia necessária para o seu dia, prefira alimentos ricos em hidratos de carbono no período da manhã e opte por refeições leves e ricas em proteínas e acompanhadas de muitos vegetais no período da tarde e à noite», aconselha Patrícia Segadães.

Objetivo desintoxicar

O consumo de água é imprescindível. «Se preferir, consuma-a sob a forma de chás», aconselha a nutricionista. As sopas (sem batata e com pouca cenoura e abóbora) são uma excelente opção por serem ricas em água, fibras, vitaminas e minerais. «Deixe sempre alguns vegetais por triturar para diminuir o índice glicémico da sua sopa. Consuma-a a qualquer hora do dia, até mesmo ao
pequeno-almoço. Experimente», desafia a nutricionista.

Aposte na fruta rica em antioxidantes, consumida ao natural, em sumos ou batidos, preferencialmente de manhã. «Para prepará-los aproveite tudo o que puder (até mesmo a casca dos frutos que o permitam) e, sempre que possível, opte por fruta biológica», aconselha. Também as proteínas pobres em gordura como peixe, carne de frango, de peru ou coelho, e os vegetais são excelentes aliados neste processo.

Rejuvenescer à mesa

Os alimentos ricos em vitaminas e minerais antioxidantes são os melhores aliados do antienvelhecimento. Os frutos vermelhos como as framboesas, os mirtilos, os morangos, as romãs e as amoras contêm nutrientes que potenciam o rejuvenescimento. «As misturas de frutos vermelhos congelados são uma solução saudável e muito prática», comenta Patrícia Segadães.

As bagas de goji, sementes de chia, de linhaça e de sésamo, assim como os frutos secos (nas versões naturais sem sal, sem açúcar e sem serem tostados), também contêm elevadas concentrações de antioxidantes. «Opte, ainda, por peixes gordos ricos em ácidos gordos ómega-3 (como o salmão, a sardinha e a cavala) e vegetais em geral, dos quais destaco os brócolos, um alimento com elevado potencial anti-envelhecimento», conclui a nutricionista.

Recomendações para perder peso

- Prefira alimentos não processados, nomeadamente fruta, legumes, carne e peixe
- Beba regularmente água
- Evite alimentos açúcarados e com gordura escondida (tartes e quiches), pratos pesados e condimentados e leite

Recomendações para rejuvenescer

- Opte por alimentos como framboesas, mirtilos, morangos, romãs, amoras, bagas de goji, sementes de chia, linhaça e sésamo, frutos secos ao natural, peixes gordos (salmão, sardinha e cavala) e vegetais em especial, nomeadamente brócolos

Recomendações para desintoxicar

- Ingira sopas (sem batata e com pouca cenoura e abóbora), fruta natural com casca, em sumos e batidos, além de beber água, infusões ou chá.

Recomendações para ganhar energia

- Privilegie carne e peixe, vegetais, fruta e oleaginosas (nozes, amêndoas e avelãs) e leguminosas, além de alimentos como azeite ou óleo de coco (para cozinhar), evegetais (cozidos a vapor).
- De manhã, ingira hidratos de carbono.
- À tarde e noite, faça refeições leves com proteínas e muitos vegetais.

Texto: Fabiana Bravo com Patrícia Segadães (nutricionista)

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