Leite

Versátil e completo, o leite é a base da dieta alimentar desde o nascimento

Fonte rica de minerais, proteínas e vitaminas, deve ser consumido ao longo de toda a vida.

Mas, atenção, há muitas pessoas que sofrem de intolerância ou alergia à lactose, pelo que para elas o leite é um alimento proibido.

A relação do homem com o leite é mais complexa do que se possa imaginar.

Do seio materno à infinidade de iogurtes e produtos lácteos disponíveis, é longo o caminho iniciado entre os 10.000 a 8.000 anos a.C, estimando-se que o consumo regular de leite tenha começado no momento em que o homem abandonou a caça para cultivar a terra.


Foi, de facto, o consumo de leite de outros mamíferos como alimento de uso geral, não exclusivo dos recém-nascidos, que marcou o início da actividade sedentária. Composto por 55 nutrientes essenciais ao homem, ao ser consumido com regularidade apresenta benefícios surpreendentes para a saúde, sendo benéfico em todas as etapas da vida e não apenas na fase de crescimento.

O leite é demasiado importante para que possa ser apenas consumido na fase inicial da vida, não devendo a relação do ser humano com o leite terminar quando se incluem outros alimentos na sua dieta. Pelas suas características, o leite é um alimento versátil, que congrega todas as categorias de nutrientes indispensáveis a uma alimentação saudável. A sua riqueza está longe de provir apenas do cálcio, já que o leite é também uma boa fonte de outros minerais, de vitaminas e de proteínas de elevado valor biológico. É igualmente uma fonte de energia a não menosprezar.

Comentários