Ingerir nozes reduz o colesterol de baixa densidade

Fruto oleaginoso, rico em lípidos, tem um aporte de energia elevado. Fonte de ácido alfa-linoleico, é também rica em proteínas. Já pensou em ter uma nogueira no jardim?

Fruto oleaginoso, tal como as amêndoas e as avelãs, as nozes podem ser comidas ao natural, secas ou ainda em bolos, tartes e gelados. Também se pode consumir em vinhos, aguardentes, cremes, aperitivos e óleos. Rica em lípidos e proteínas, também é uma boa fonte de ácido alfa-linoleico. O consumo deste fruto reduz o colesterol de baixa densidade, diminuindo o risco de derrame cerebral e de ataque cardíaco. As folhas têm efeito medicinal e fazem baixar o açúcar no sangue. O tronco serve para produzir madeira para móveis.

Vários estudos internacionais garantem que o fruto da nogueira contém fibras, proteínas completas e gorduras polinsaturadas (ácidos gordos ómega-3 e 6), reduzindo o nível de triglicéridos e colesterol). Contém vitaminas do complexo B, minerais e aminoácidos, sendo recomendada por muitos nutricionistas. Esta árvore terá chegado à Grécia pelas mãos de Alexandre, o grande, 300 anos antes da actual era cristã.

Uma outra hipótese, diz-nos que a nogueira já existia na Europa há 5.000 anos, pois foi descoberto pólen que pertencia a árvores que sobreviveram à última glaciação. Em tempos, foi considerada por Plínio, o velho, uma árvore maldita que fazia muita sombra e nada crescia ao seu redor. Mas muitos dos antigos romanos já acreditavam nas propriedades das nozes, considerando-as um símbolo da fecundidade, da virilidade masculina e da latência feminina, sendo habitual lançar estes frutos aos noivos durante a boda.

Cultivar uma nogueira no jardim

A nogueira é uma boa árvore para quem tem muito espaço para ocupar, sendo mais aconselhável para zonas com invernos frios, devido ao frio necessário para a sua produção. Como a noz se pode conservar durante o ano, para uma pequena produção (tipo familiar), pode ser armazenada e consumida durante esse período. Os principais produtores mundiais são os EUA e a China que, juntos, produzem metade das nozes consumidas. Em Portugal, o Alto Alentejo, a zona das Beiras e Trás-os-Montes são as zonas que produzem mais.

A nogueira é uma árvore de folha caduca que pode alcançar entre 30 a 40 metros. De folha caduca, tem a copa muito larga de cor verde. A raiz tem um grande desenvolvimento e pode crescer entre 15 a 20 metros do tronco e entre dois a quatro metros em profundidade. No que se refere ao seu ciclo biológico, esta começa a produzir entre três a cinco anos depois de ser plantada e tem a plena produção entre os 10 a 20 anos.

Colheita

Uma nogueira pode produzir até aos 50 ou até mesmo aos 100 anos. Quando ao abrirmos a noz, verificamos que a zona que separa as duas metades já se encontra verde, então podemos realizar a colheita, que tende a ocorrer em Setembro e outubro. As nozes colhem-se varejando a árvore. Depois de colher, deve espalhar e secar em zonas com pouca humidade.

Texto: Pedro Rau (engenheiro hortofrutícola)

artigo do parceiro:

Comentários