Dieta Hipocalórica Variada

Muito recomendado por especialistas em diversas partes do mundo, este regime de emagrecimento ajuda a perder peso facilmente. Veja o que deve ingerir ao longo de uma semana.

A Dieta Hipocalórica Variada (DHV) ativa o seu metabolismo, garantindo-lhe uma perda de peso continuada ao longo do tempo ao diminuir a gordura corporal e não a água nem o músculo. Esta permite um emagrecimento saudável. Neste regime, muito recomendado nalguns países, não há alimentos proibidos e não há deficiências nutricionais nem riscos. Além disso, ajuda a aprender e modificar os hábitos de vida e de alimentação.

Este plano alimentar pode ser individualizado, substituindo alimentos que não lhe agradem por outros de características semelhantes, com um aporte calórico similar. Veja o que deve ingerir em cada um dos dias:

Plano para 7 dias:

- Segunda-feira

Pequeno-almoço: 1 copo de leite com cacau + 1 fatia de pão + 1 fatia de presunto. Meio da manhã: 1 iogurte + 2 bolachas Maria. Almoço: Massa com verduras (60 g de talharim, alho francês e cogumelos) + salada (alface, melão e gambas) + salada de frutas (½ maçã, ½ banana, 1 alperce e sumo de laranja). Lanche: 1 sumo de ananás + 2 tostas com marmelada. Jantar: Sopa de legumes + pescada com laranja + 1 taça de uvas. Ceia: 1 copo de leite + 1 fatia de pão de mistura com compota.

- Terça-feira

Pequeno-almoço: 1 café com leite + 2 torradas com compota light. Meio da manhã: 2 bolachas de arroz + 1 queijo fresco. Almoço: Creme de legumes + vitela com verduras (feijão verde, cenoura e rebentos de soja) + 2 colh. de sopa de arroz + 1 banana. Lanche: Batido de quivi + 3 bolachas Maria. Jantar: Ovos mexidos com atum + salada (1 endívia, azeitonas, cebola, maça e milho) + 2 tangerinas. Ceia: 1 copo de leite + 1 fatia de pão de mistura com compota.

- Quarta-feira

Pequeno-almoço: Café com leite e 4 bolachas ou 4 colheres de sopa de cereais, sem açúcar nem mel. Meio da manhã: 1 fruta e pão de mistura. Almoço: Sopa de legumes, bife de fígado grelhado e verduras cozidas. Lanche: Iogurte natural ou magro e pão de mistura. Jantar: Sopa de legumes, peixe grelhado ou assado e verduras de folha.

- Quinta-feira

Pequeno-almoço: 1 copo de leite com cacau + 1 fatia de pão de mistura com manteiga. Meio da manhã: 1 torrada com peito de peru + 1 iogurte. Almoço: Coelho guisado + salada de legumes (lentilhas, grão, aipo, pepino, pimento e cebola) + 1 pêssego. Lanche: 1 quivi + 1 barrinha de cereais integrais. Jantar: Pescada cozida (com cenoura, alho, cebola, louro e salsa) + salada (batata, cogumelos e milho) + 1 fatia de melão. Ceia: 1 copo de leite + 1 fatia de pão de mistura com compota

- Sexta-feira

Pequeno-almoço: 1 sandes com queijo fresco + 1 infusão de camomila. Meio da manhã: Café com leite + 3 tostas. Almoço: Arroz de frango (60 g de arroz, 50 g de frango, 1 tomate, 1/2 copo de vinho branco) + beringela grelhada + salada de frutas natural. Lanche: Batido de banana com 3 bolachas Maria. Jantar: Salmão assado no forno embrulhado em folha de alumínio (com alho francês e courgette) + feijão verde salteado + 1 batata assada + 1 maçã assada. Ceia: 1 copo de leite + 1 fatia de pão com compota.

Veja na página seguinte: O que ingerir no fim de semana

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