Guia para planear os melhores lanches escolares

São refeições equilibradas nutricionalmente, pensadas de segunda a sexta e para diferentes faixas etárias. Um guia on-line, elaborado por nutricionistas, que torna mais fácil planear os lanchinhos escolares dos nossos pequenos.

Como forma de ajudar pais e educadores neste início de ano escolar a Associação Portuguesa dos Nutricionistas publica on-line um Guia de Bolso de Lanches Escolares. Uma ferramenta para planearmos, à semana, os lanches dos pequeninos entre os 3 e os 12 anos. O e-book contém dezenas de dicas úteis e inclui propostas de lanches fáceis de transportar, saudáveis e adequados a diferentes faixas etárias.

Uma obra que nos deixa um conselho: “ao investirmos na preparação de uma alimentação saudável, estamos a investir na saúde do nosso filho!”. Pensando nesta máxima, os nutricionistas que colaboram no guia calculam e escolhem as quantidades e tipos de alimentos de acordo com as necessidades nutricionais das crianças em diferentes grupos escolares: dos 3 aos 6 anos (pré-escolar); dos 6 aos 10 anos (1º ciclo), dos 10 aos 12 anos (2º ciclo).

O livro apresenta um calendário de refeições repartidas pelos cinco dias úteis da semana. Por exemplo, à segunda-feira e no Pré-Escolar, os nutricionistas aconselham 120 ml de leite meio-gordo simples, ½ pão de centeio e ½ manhã. Para as crianças do 1º ciclo, o lanchinho da manhã faz-se com 200 ml de leite meio-gordo simples (1 pacotinho), ½ pão de centeio e ½ maçã. Os mais crescidos, com 10 a 12 anos devem, no lanche matinal, consumir 200 ml de leite meio-gordo simples (1 pacotinho), ½ maçã, ½ pão de centeio e uma colher de chá de manteiga.

O guia deixa-nos alguns conselhos úteis:

- Os lanches podem ser trocados entre si, dentro do mesmo grupo escolar, para que se adaptem à disponibilidade de alimentos e às preferências da criança;

- Lave bem a fruta e, para facilitar o seu consumo, pode parti-la em pequenos pedaços e colocá-la numa caixa;

- Embale os alimentos separadamente;

- As bolachas devem ser colocadas numa pequena caixa para se manterem crocantes;

- Prefira lancheiras ou marmitas térmicas para que a temperatura dos alimentos refrigerados se mantenha por mais tempo, nomeadamente os iogurtes;

- Não se esqueça dos guardanapos, colher para o iogurte e garfo para a fruta, quando aplicável;

- Junte sempre ao lanche do seu filho uma garrafa de água.

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