Guia para bem alimentar-se no verão

Dez dicas para uma alimentação saudável quando as temperaturas sobem

Não é fácil fazer mudanças drásticas na nossa alimentação. Aliás, as dietas restritivas são mesmo desaconselhadas. Dê passos pequenos, mas firmes, que façam a diferença na sua balança e, mais importante, na sua saúde! E verá que cada pequena mudança, é uma grande mudança!

Agora que chegou o verão, não há melhor incentivo para uma alimentação cuidada do que atingir aquela imagem que sempre idealizou para o seu corpo, por isso mãos à obra:

1 – Antes de sair de casa, tome o pequeno-almoço! Cereais integrais ou fruta da época. O seu organismo precisa de energia para começar o dia, por isso invista em batidos de fruta e até um pão integral com um queijo fresco;

2 – Nos lanche da manhã e da tarde, varie entre fruta, iogurte e, por que não, uma cenoura crua? Opte pelo pão menos processado, o escuro, e tenha atenção às bolachas: Evite as que têm gordura hidrogenada;

3 - No pão, limite o consumo de manteiga. Lembre-se dos doces e compotas e dê preferência aos produtos magros (queijo, fiambre);

4 – Aumente o consumo de peixe. Nas carnes, prefira as brancas, mas não precisa de pôr de lado as vermelhas (vaca, porco…), desde que as limpe bem. Não se esqueça que as gorduras animais só fazem mal ao seu colesterol;

5– Experimente novos alimentos! Por exemplo, substitua a alface por endívia, com o dobro da fibra das alfaces normais; Substitua o tomate pela beterraba, rica em potássio, sódio e magnésio, e junte umas gotas de óleo de girassol para ligar os alimentos;

6 – Ponha a sua imaginação a funcionar e varie no método culinário, de forma a melhorar o equilíbrio nutricional! Desfrute dos aromas dos saladas e dos cozidos em versão light;

7– Tenha atenção às gorduras: prefira as de origem vegetal (óleos vegetais, azeite), que são excelentes fornecedoras de ácidos gordos essenciais (mono e polinsaturados);

8 – Recupere receitas antigas e combine ervas aromáticas frescas e óleo vegetal. Os temperos pré-preparados por si darão uma óptima ajuda na hora de fazer o jantar;

9 – Use e abuse das hortaliças e vegetais. Lembre-se, umas gotas de óleo de girassol ajudam a ligar os alimentos e facilita a absorção de substâncias lipossolúveis, como as vitaminas e os carotenoides;

10 – Beba muitos líquidos! A hidratação é essencial para regular a temperatura corporal e ajuda a manter a sua atenção!

Comentários