Ganhar peso

Consiga-o seguindo as recomendações do nutricionista Miguel Ângelo Rego

Muitas pessoas lutam para perder peso mas também há pessoas que não conseguem engordar. As características corporais, bem como o funcionameto do organismo, são muito marcados pelo seu património genético.

No entanto, é possível através do acompanhamento profissional de um nutricionista e com o auxílio de um personal trainer, estabelecer um plano alimentar e um regime de treino personalizado que ajudem a aumentar o peso corporal.

Veja, de seguida, o papel da alimentação, os cuidados a ter e a importância do exercício:

- Recorra às calorias líquidas

O grande desafio surge com o volume das refeições, que terá de aumentar, o que provoca frequentemente problemas de digestão. Para ultrapassar estas limitações, recorre-se às calorias líquidas dos batidos, feitos em casa com uma base de leite ou iogurte, a que se podem adicionar frutos diversos e alguns cereais de pequeno-almoço. Pode também utilizar outros batidos comerciais especialmente desenhados para fornecerem calorias e um maior aporte proteico. Pode ainda acrescentar calorias aos batidos adicionando mel.

- Tenha cuidadado com o aporte de gorduras

Este regime alimentar deverá respeitar uma progressão, quer em termos calóricos quer em termos de volume.
As calorias líquidas podem ser ingeridas ao pequeno-almoço, nas merendas ou como bebida de recuperação após uma sessão de treino. Há que ter cuidado com o aporte de gorduras, uma vez que refeições mais ricas em gordura demoram mais tempo a sair do estômago, o que as torna mais pesadas.

- Valorize o papel do exercício

O aumento de peso deve ficar a dever-se a um aumento da sua massa magra, pelo que é importante que comece um programa de treino que estimule os grandes grupos musculares com exercícios de força. Mantenha-se saudável.


Revisão científica: Miguel Ângelo Rego (nutricionista)

artigo do parceiro:

Comentários