Fusão de sabores

Os ingredientes internacionais que estão a entrar nas nossas cozinhas (fotos)

A euforia da globalização também chegou à cozinha e prova disso é a nossa acessibilidade a produtos vindos de variadíssimos locais do mundo, seja no supermercado ao lado de casa ou no restaurante, onde nos sentamos para jantar. os especialistas falam mesmo no aparecimento de uma nova cozinha. Philippe Mongondry, um (re)conhecido investigador da Ecole Supérieure d'Agriculture d'Angers, em França, chama-lhe mesmo a nova cozinha global.

«É uma cozinha que combina num só prato, estilos, técnicas, ingredientes e sabores dos quatro cantos do mundo», descreve o especialista. A tendência é confirmada pelo chef Kiko Martins, que viajou por 26 países para conhecer, de perto, a tradição gastronómica de cada um. «Apesar de a crise nos ter trazido de volta às raízes e para o consumo daquilo que é nosso, a globalização que vivemos atualmente faz com que haja uma curiosidade em querer provar novos alimentos e sabores e em conhecer o que é desconhecido», refere.

Descubra os ingredientes internacionais que estamos a introduzir na nossa alimentação e que, misturados com os nossos, podem resultar em combinações irresistíveis. Descodificamos oito, para experimentar, em sua casa. Conheça-os e aprenda a utilizá-los para diversificar as suas refeições e revolucionar os seus hábitos alimentares.


Onde comprar

Muitos destes produtos só se encontram em lojas especializadas, como é o caso dos supermercados do El Corte Inglés, das lojas Glood – Global Food Store em Lisboa (Avenida João XXI), da Liberty American Store em Lisboa (Largo de São Sebastião da Pedreira), da Ayur em Lisboa (Avenida Visconde de Valmor) e dos Supermercados Chen no Porto (Praça da República) e em Lisboa (Rua do Poço do Borratém).

Alguns deles estão também disponíveis no Mercado Brasil Tropical no Carregado (Praceta Pedro Álvares Cabral), em Lisboa (Rua Carlos Mardel em Arroios) e em Cascais (Avenida 25 de Abril) e na Popat Store em Lisboa (Centro Comercial da Mouraria).

Texto: Sofia Cardoso com Kiko Martins (chef, autor do livro «Comer o Mundo», editado pela Objetiva) e Patrícia Segadães (dietista na Clínica Santos Dumont em Lisboa)
Foto: João Cupertino

artigo do parceiro:

Comentários