Erros alimentares - o Açúcar

Como todos os vícios, um bem característico dos portugueses é pôr açúcar no café, chá, etc.

Ou porque o café é amargo, ou porque o chá apesar das suas folhas aromáticas, para alguns, é insípido sem o doce do açúcar...

Enfim, são várias as razões que nos levam a adoçar a boca nestas situações, pegando no que está mais à mão, o açúcar branco refinado.

O açúcar é um produto sem qualquer valor nutritivo, com elevado índice calórico, além disso, é também um forte contributo para o aumento de peso. Quando ingerido altera a digestão e provoca a fermentação dos alimentos.

Reduza o consumo de açúcar, como vimos, não beneficia em nada a sua saúde.

Se quiser actuar na prevenção do aumento de peso, e de determinadas doenças (obesidade, diabetes, etc.) pode recorrer ao uso de adoçantes (aspartame, sacarina, acessulfame-k, etc.). Estes, conferem igualmente um sabor doce ao café, chá, etc.. Possuem um valor calórico consideravelmente mais reduzido e alto poder adoçante podendo ser utilizados em doses muito menores. No entanto, não se deve esquecer do equilíbrio, quer dizer, a ingestão destes adoçantes em quantidades moderadas deve apenas ter como objectivo balancear o consumo do açúcar, e não a sua total restrição. Assim, irá diminuir sem se aperceber, a quantidade de açúcar na sua alimentação.

Joana Ávila
Nutricionista do Instituto Nacional de Cardiologia Preventiva

artigo do parceiro:

Comentários