Preparar o próprio jantar, beber muita água e até dormir num quarto totalmente escuro, estão entre as sugestões de especialistas para ajudar a alcançar um corpo em forma também no período noturno. É claro que as primeiras horas do dia são as melhores para exercitar corpo e mente. Mas se não tem tempo nenhum durante a parte da manhã, não quer dizer que tudo esteja perdido. Estas são, segundo muitos dietistas, as seis dicas saudáveis que podem ajudar a desinchar e a perder peso durante a noite.

1. Ingira pouco sódio ao jantar

O sal que consumimos durante o jantar fica a noite inteira no nosso organismo, retendo líquidos e fazendo-nos acordar mais inchadas do que é normal. Se quiser acordar a sentir-se menos inchada, elimine definitivamente a comida chinesa à noite. A melhor opção é uma refeição leve com legumes cozidos ao vapor e uma proteína magra. E, claro, nada de cobrir o prato com sal!

2. Faça exercício físico à noite

Movimentar-se e suar é, sim, a maneira mais rápida de perder peso, mas há quem ainda acredite que exercitar-se à noite pode fazer-nos perder o sono. Nada de mais errado! Uma pesquisa realizada pela Fundação Americana de Medicina do Sono, em 2013, afirma que a maioria das pessoas que praticam alguma atividade física (entre 56% a 67%) dizem desfrutar de uma boa noite de sono, independentemente do horário em que praticam essas atividades.

3. Prepare a sua refeição da noite em casa

Uma pesquisa, também de 2013, realizada por uma equipa da Universidade de Tufts, no Massachussetts, nos EUA, afirma que um jantar num restaurante tem, em média, o dobro de calorias necessárias para uma refeição. Isso sem considerar a quantidade de calorias de alguém que está a tentar perder peso. Tente escapar da conveniência de ligar para o primeiro takeaway ao preparar e congelar alguns alimentos com antecedência.

4. Beba muita água

Além de limpar o nosso organismo, a água que bebemos livra-nos dos líquidos retidos ao longo do dia. Mas, se quer evitar levantar-se durante a noite para ir à casa de banho e ter uma boa qualidade de sono, beba água, idealmente, até uma hora antes de ir para a cama.

5. Reduza a luminosidade

Descanse num quarto escuro. A melatonina ajuda o corpo a produzir gordura boa que, na verdade, queima calorias, de acordo com um estudo publicado divulgado em meados da década de 2010 pelo Journal of Pineal Research. Uma vez que o corpo já produz melatonina na ausência da luz, certifique-se que tem as janelas bem fechadas e nenhuma luz acesa por perto.

6. Refresque o quarto à noite

Nada de suar durante o sono. A ideia de queimar calorias enquanto se dorme parece boa demais para ser verdade, mas uma pesquisa do National Institute of Health Clinical Center, nos EUA, descobriu que as pessoas que dormem sob uma temperatura de até 19° C queimam 7% mais calorias do que as dormem a 24° C, por exemplo. Uma percentagem na casa dos 7% não é exatamente animadora, mas não custa nada tentar, pois não?